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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3261-3453
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Aspectos do perfil do aluno-professor em um curso de formação de professores de língua inglesa na modalidade a distância
Alternate title (s): Aspects of student-teacher profile in a distance learning english teacher training course
Author: Reedijk, Carolina da Cunha
First Advisor: Bertoldo, Ernesto Sérgio
First member of the Committee: Tavares, Carla Nunes Vieira
Second member of the Committee: Oliveira, Peterson José de
Third member of the Committee: Gomes, Vilma Aparecida
Fourth member of the Committee: Martins, Sandra Eleutério Campos
Fifth member of the Committee: Tavares, Carla Nunes Vieira
Summary: A presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de língua estrangeira, a partir de um curso de Letras – Licenciatura em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa a distância – que integra o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A abordagem da questão é feita às luzes da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa de orientação pecheutiana. Partindo das especificidades que caracterizam e que diferenciam o curso foco de nossa investigação de outros cursos de formação, levantamos a hipótese de que a proposição de cursos tais como o que problematizamos parece encerrar uma política de formação de professores que desconsideraria a experiência prévia do professor. Isso porque se observa, no documento que o fundamenta, uma posição prescritiva que determina saberes supostos, conhecimentos ditos modernos, que os professores deveriam adquirir com o curso, espelhados que são nas mesmas matrizes curriculares pré-serviço. Em decorrência de nossa hipótese direcionadora, este estudo tem como objetivo geral problematizar a proposta de formação de professores de língua inglesa foco de nossa investigação. Mais especificamente, objetivamos problematizar discursividades que constituem essa proposta de formação; problematizar o perfil do aluno virtual e o esperado do professor de inglês (perfil do egresso) e indiciar, por meio do funcionamento da materialidade linguístico-discursiva de materiais didáticos, possíveis efeitos desse tipo de proposta de curso na formação e na identidade do sujeito-professor de inglês. Para o desenvolvimento da pesquisa, tomamos para análise o Projeto Pedagógico do Curso, documento que contextualiza a proposta do curso e apresenta informações sobre os princípios e fundamentos orientadores da formação, sobre o perfil dos ingressantes e dos egressos, sobre os objetivos, a dinâmica curricular e o ementário das disciplinas oferecidas. Selecionamos, desse espaço discursivo, duas disciplinas que compõem a grade curricular do curso, que são Introdução à Educação a distância e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras Integrada à Prática Educativa 4 (PIPE), como ponto de partida para a busca de recortes discursivos que compõem o corpus de nossa pesquisa. Metodologicamente, esses recortes discursivos são analisados por intermédio de conceitos teóricos que constituem o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados da pesquisa indicam que a estrutura e a dinâmica da modalidade de ensino a distância fazem com que o professor seja significado não como professor em formação, mas sim como consumidor de conhecimentos e executor de teorias, o que nos possibilita afirmar que o curso está na lógica da capacitação muito mais do que na da formação, o que pode afetar diretamente a construção da identidade do sujeito-professor de língua inglesa e colocar em xeque o perfil reflexivo e autônomo esperado desse professor.
Abstract: This research approaches the training of foreign language teachers from a Letters course in English taught virtually. Such a course is part of a National Plan for Basic Education Teacher Training (PARFOR). Theoretically, this study is founded under the concepts of this so called French Discourse Analysis according to the developments undertaken by Pêcheux. We have hypothesized that the proposition of courses such as this one seems to conduct a teacher education policy that would disregard the teacher's previous experience once it does not take into account that these students have been teaching English for some time without being graduated. This is possibly because there is a prescriptive position in the document which presupposes knowledge, so-called modern knowledge, which teachers should acquire in the course, mirrored that they are in the same pre-service curriculum matrices. Thus, the general objective of the research was to problematize the proposal of formation of teachers of English language. Specifically, we aimed at discussing discursivities that constitute the principles that supported the proposal of the course. We also aimed at problematizing the profile of the virtual student and the expected English teacher. It was also our intention to indicate possible effects of this type of course proposal on the formation and identity of the subject-teacher of English. Methodologically, we analyzed the Pedagogical Project of the Course. Such an analysis allowed us to construct knowledge about the profile of newcomers and graduates, about the objectives of the course, and also about the curriculum. Specifically, three subjects were analyzed in details: Introduction to Virtual Education, Applied Linguistics and Foreign Language Teaching Integrated with Educational Practice 4 (PIPE) and English Language Teaching Methodology Integrated with Educational Practice 5 ( PIPE 5). The results of the analysis indicate that the structure and the dynamics of the distance learning modality understand the teacher in formation as a consumer of knowledge and as an executor of theories, letting us to affirm that the course privileges technical training much more than formation, which can directly affect the construction of the identity of the English-speaking subject-teacher and put in check the reflective and autonomous profile expected of this same teacher.
Keywords: Formação de professores de língua inglesa
Ensino na modalidade a distância
Discursividades
Perfil do aluno virtual
Perfil do professor de inglês
English teacher training
Virtual language teaching
Discursivities
Virtual student profile
English teacher profile
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: REEDIJK, Carolina da Cunha. Aspectos do perfil do aluno-professor em um curso de formação de professores de língua inglesa na modalidade a distância. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2455.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2455
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28348
Date of defense: 31-Oct-2019
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