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dc.creatorFreitas, Tatiele da Cunha-
dc.date.accessioned2020-01-14T13:10:08Z-
dc.date.available2020-01-14T13:10:08Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.citationFREITAS, Tatiele da Cunha. O Novo Realismo e a experiência do horror: as narrativas de violência na América Latina. 2019. 219 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2570.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28312-
dc.description.abstractA partir del estudio de las producciones literarias Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi, de la escritora brasileña Cecília Giannetti (2007), Canción de tumba, del mexicano Julián Herbert (2011) y Casablanca la bella, del colombiano Fernando Vallejo (2013), y de sus trayectorias como intelectuales comprometidos con realidades complejas debido a situaciones históricas y político-sociales de extrema gravedad, este proyecto visa a reflexionar sobre las experimentaciones de la violencia por parte del sujeto contemporáneo en Latinoamérica, especialmente en Brasil, México y Colombia. La idea es reflexionar sobre vivencias que se despliegan a partir de la problemática del Nuevo Realismo, concepto que Karl Erik Schøllhammer trajo desde las artes plásticas para la literatura y que actualmente distintos investigadores brasileños lo estudian. De ese modo, pretendemos, en el desarrollo de esa investigación, responder a las siguientes cuestiones: ¿cómo Brasil, México y Colombia traducen en sus respectivas producciones literarias las experiencias de la violencia? ¿En cuáles medidas esas obras, aunque apropiándose de los recursos expresivos más comunes a los medios de comunicación (periodismo, medios electrónicos, entre otros), presentan diferentes contextos en los cuales la violencia debe ser problematizada? ¿Por qué estas producciones, caracterizadas por una relación tan estrecha con lo real, pueden ser leídas como obras literarias? Y, aún: en lo que se refiere a una estética de la recepción, ¿qué efectos esas nuevas formas de narrar causan en el lector contemporáneo? ¿De qué forma él se siente involucrado por esas obras?pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/*
dc.subjectNovo Realismopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCecília Giannettipt_BR
dc.subjectJulián Herbertpt_BR
dc.subjectFernando Vallejopt_BR
dc.subjectNuevo Realismopt_BR
dc.titleO Novo Realismo e a experiência do horror: as narrativas de violência na América Latinapt_BR
dc.title.alternativeEl Nuevo Realismo y la experiencia del horror: las narrativas de violencia en Latinoaméricapt_BR
dc.title.alternativeThe Nuveau Realism and the experience of horror: the narratives about violence in Latin Americapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Vergara Mendoza, Gloria Ignacia-
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Ivonete Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448370203466337pt_BR
dc.contributor.referee1Nepomuceno, Luis André-
dc.contributor.referee2Pelinser, André Tessaro-
dc.contributor.referee3Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee4Cipreste, Karla Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555796194373367pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA partir do estudo das produções literárias Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi, da escritora brasileira Cecília Giannetti (2007), Canción de tumba, do mexicano Julián Herbert (2011) e Casablanca la bella, do colombiano Fernando Vallejo (2013), e de suas trajetórias como intelectuais comprometidos com realidades complexas devido a situações históricas e político-sociais de extrema gravidade, esta pesquisa visa a refletir sobre as experimentações da violência por parte do sujeito contemporâneo na América Latina, especialmente no Brasil, no México e na Colômbia. A ideia é problematizar as vivências dos narradores que se desdobram a partir do Novo Realismo, conceito trazido das artes plásticas para a literatura por vários especialistas, sobretudo pelo pesquisador Karl Erik Schøllhammer. Desse modo, pretendemos, no desenvolvimento desta pesquisa, responder às seguintes questões: como o Brasil, o México e a Colômbia traduzem em suas respectivas produções literárias, as experiências da violência? Em quais medidas essas obras, mesmo se apropriando de recursos expressivos mais comuns aos meios de comunicação (jornalismo, mídias eletrônicas, entre outros), apresentam diferentes contextos nos quais a violência deve ser problematizada? Por que essas produções, caracterizadas por uma relação tão estreita com o real, podem ser lidas como obras literárias? E, ainda: no tocante a uma estética da recepção, que efeitos essas novas formas de narrar causam no leitor contemporâneo? De que maneira ele se sente envolvido por essas obras?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration219pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2570pt_BR
dc.orcid.putcode67327129-
dc.crossref.doibatchid649ec0d3-8b1a-47bd-a622-6e43d33f79dd-
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