Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28295
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4773-1559
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Campanhas publicitárias do programa "Leia para uma Criança" do Itaú Social: uma abordagem investigativa sobre a educação da infância
Título (s) alternativo (s): Advertising campaigns of Itaú Social's "Read for a Child": an investigative approach to childhood education
Autor: Diniz, Kênia Mendonça
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: Cunha, Valeska Guimarães Rezende da
Segundo miembro de la banca: Vieira, Analucia de Morais
Tercer miembro de la banca: Resende, Valeria Aparecida Dias Lacerda de
Cuarto miembro de la banca: Santos, Regma Maria
Resumen: O presente trabalho investigou de que maneira as noções de infância e de criança estão presentes em artefatos midiáticos, notadamente, em peças publicitárias comerciais do Banco Itaú. Para isso, foram eleitas quatro peças publicitárias comerciais, as quais fazem parte de um mesmo projeto, Itaú Criança, intitulado “Leia para uma criança”, a saber: Final Feliz (2014); Herói (2015); Todo mundo lendo junto - o mundo muda assim (2016) e Astronauta (2017). Final Feliz, primeira peça publicitária analisada, traz como protagonista da narrativa uma menina que adentra o recinto de um castelo, trazendo consigo uma caixa de brinquedos. Ao longo de sua caminhada até o trono, sobre um grande tapete azul com bordas douradas, ela encontra a princesa e, mais adiante, na estória, se encontra com o príncipe também, quando de sapo transforma-se em humano. Herói, a segunda peça publicitária analisada, traz como temática a estória do Rei Artur, na qual temos um cavaleiro que atravessa vales e montanhas até chegar a um vilarejo, onde a espada “Excalibur” se encontra. Ele caminha até a pedra onde a espada está cravada. É um momento de suspense, pois todos esperam que ele a retire dali; contudo, isso não ocorre, pois um pai dos dias de hoje adentra o recinto da estória medieval, em companhia do seu filho, e é ele quem consegue retirar a espada “Excalibur” da pedra, a qual se transforma em um livro quando ele a ergue. Todo mundo lendo junto. O mundo muda assim, a terceira peça publicitária analisada, traz como tema central a canção “Todo mundo lendo junto”, na qual encontramos imagens presentes que dialogam diretamente com a letra da música; um universo mágico recheado de magia e encanto no qual as crianças gostam de estar. Astronauta, a quarta peça publicitária comercial analisada, traz como protagonista uma mulher adulta, cuja profissão é de astronauta. Ao longo da peça publicitária, essa mulher tem vários flashes da sua infância, na qual se recorda de haver ganhado um livro infantil que contava a estória das estrelas. Pode-se compreender que foi, por meio da leitura desse livro, em sua infância, em companhia de seus pais, que a estimulou a escolher a profissão na qual atua. Ao analisarmos as quatro peças publicitárias comerciais do Banco Itaú, especialmente ao aliarmos os textos imagéticos aos textos orais e escritos, notamos que os mesmos se complementam em um diálogo de convencimento que envolve a marca Itaú no afã de comprovar que os objetivos que a cercam não são somente financeiros, mas – sobretudo – sociais. Essa tentativa de marca Itaú nobre, responsável e engajada, para nós, é o que ficou mais evidente nas peças publicitárias analisadas. A feição da marca proposta não é apenas de uma empresa, mas de uma instituição preocupada com a educação das crianças do país, preocupada com a cultura e com o desenvolvimento das crianças; afinal, a campanha divulgada é sobre o incentivo à leitura na infância, com a distribuição de livros infantis gratuitamente. Temos, então, questões de fundo muito valorizadas no mundo contemporâneo, o que torna o texto publicitário convincente e difícil de ser questionado quanto às suas premissas. Contudo, há uma pseudo-preocupação por parte do Banco Itaú, haja vista que a campanha de leitura proposta por essa instituição bancária tem uma intencionalidade, a qual ultrapassa objetivos de cunho exclusivamente sociais, perpassando por metas comerciais, na tentativa de divulgar sua marca; contudo, uma marca não atrelada apenas a questões financeiras, já que o Banco Itaú mostra-se preocupado em divulgar a imagem de uma empresa mais humanizada, estando a educação como uma de suas prioridades.
Abstract: The present work searches the ways in which the notions of childhood and of children are present in media artifacts, evidently, in Itaú Bank`s business advertisement pieces. For this, four business advertisement pieces are elected, which take part in a same project, Itaú Children, entitled “Read for a child”, namely: Happy End (2014), Hero (2015), Everybody read together – the world changes like this (2016) and Astronaut (2017). Happy End, the first advertisement piece analyzed, has as narrative`s protagonist a girl that gets in the enclosure of a castle and she is holding a toy box. During her walking until the throne, on a big blue carpet with gilded borders, she finds the princess and, after that, in story, she meets the prince too, whom transformed from toad to human. Hero, the second advertisement piece analyzed, has as a theme the story`s King Arthur, in which there is a knight that passes through valleys and mountains until arrives to a village, where the sword “Scalibur” is localized. He walk until the stone where the sword is spiked. It is a thriller moment because everybody believe he will withdraw it there; nevertheless, this do not occur due to a father of nowadays gets in the enclosure of the medieval story, in company of his son, and is he who achieves removing the sword of the stone, which transforms itself in a book when he lifts it. Everybody read together. The world changes like this, the third advertisement piece analyzed, has as central theme the song “Everybody read together”, in which there are images that dialogue directly with the music`s letter; a magical universe full of magic and enchantment where the children like to be. Astronaut, the fourth business piece advertisement analyzed, has as a protagonist an adult woman, whose the profession is astronaut. During the advertisement piece, this woman has several flashes of her childhood, in which she recognizes she has gained a children`s book that was telling the stars` story. It is able to comprehend that was, by means of reading of this book, in her childhood, in company of her parents that ensures her to choose the profession in which she operates. When there are the analyzing of the four Itaú Bank´s business advertisement pieces, especially lining up imagery texts with oral and written texts, it is clear that these ones complement themselves in a dialogue of convincing that involves the mark Itaú in effort of proving that the objectives that surround it is not just financial, however - mainly – social. This attempting of Itaú mark noble, responsible and engaged, for us, it was the most evident element in advertisement pieces analyzed. The feature of the proposed mark is not just whose a company, but whose an institution worried with the children of the country, worried with the culture and with the development of the children; after all, the divulged campaign is about the reading of books in childhood, with the distribution of children`s books freely. There are background issues very valued in the contemporized world, what become the advertisement text convinced and difficult to be questioned as regard at its premises. However, there is pseudo-concern of Itaú Bank, considering that the reading campaign proposed by this banking institution has an intentionality, which overcome social objectives, exclusively, pervading business goals, in trying of divulging its mark; nevertheless, a mark is not coupled up just with business questions, whereas the Itaú Bank is worried about divulge the imagery of a company more humanized, it is the education one of its priorities.
Palabras clave: Itaú Bank
Business advertisement pieces
Education
Child
School
Infância
Educação
Leitura
Peças publicitárias comerciais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: DINIZ, Kênia Mendonça. Campanhas publicitárias do programa "Leia para uma Criança" do Itaú Social: uma abordagem investigativa sobre a educação da infância. 2019. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2546.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2546
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28295
Fecha de defensa: 22-feb-2019
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