Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28291
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa Junior, Weligton Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-13T12:39:22Z | - |
dc.date.available | 2020-01-13T12:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.citation | COSTA JUNIOR, Weligton Nogueira. Metodologia investigativa: aplicação do método para laboratórios de ensino de Física da UFU. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28291 | - |
dc.description.abstract | In this work we present scripts for application in disciplines of Basic Physics labs, linked to the coordination’s of undergraduate courses of the Institute of Physics of the Federal University of Uberlândia, based on investigative methodology. These scripts were used in the subjects of the Laboratory of Optics and Laboratory of Oscillations, Waves and Thermodynamics, during the second semester of 2018 and the first semester of 2019, respectively. At the end of the semester, questionnaires were applied to the classes to diagnose the impact of the methodology used. From the analysis of these questionnaires, we could infer that the methodology was well accepted by the students. It was also possible to observe a greater involvement with the experimental activities; the development of innovative solutions to the proposed problems; improved teamwork skills; Improved ability to write scientific articles and a better understanding of the application of the scientific method. However, given the small number of participants, it was not possible to measure the effect of this methodology on student achievement in complementary theoretical subjects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Thermodynamics | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching labs | pt_BR |
dc.subject | Metodologia investigativa | pt_BR |
dc.subject | Investigatives methodologies | pt_BR |
dc.subject | Óptica | pt_BR |
dc.subject | Optics | pt_BR |
dc.subject | Oscilações | pt_BR |
dc.subject | Oscillations | pt_BR |
dc.subject | Ondas | pt_BR |
dc.subject | Waves | pt_BR |
dc.title | Metodologia investigativa: aplicação do método para laboratórios de ensino de Física da UFU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Messias, Djalmir Nestor | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8684298964022080 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabral, Jader de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2066106105024740 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Villas-Bôas, José Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7605473235519650 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8110506045988485 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos roteiros para aplicação em disciplinas de laboratórios de Física Básica, vinculadas às coordenações de cursos de graduação do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, baseados em metodologia investigativa. Estes roteiros foram utilizados nas disciplinas de Laboratório de Óptica e Laboratório de Oscilações, Ondas e Termodinâmica durante o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, respectivamente. Ao final do semestre foram aplicados questionários às turmas para diagnosticar o impacto da metodologia utilizada. A partir da análise destes questionários, pudemos inferir que a metodologia foi bem aceita pelos estudantes. Também foi possível observar um maior envolvimento com as atividades experimentais; o desenvolvimento de soluções inovadoras diante dos problemas propostos; melhora na capacidade de trabalho em equipe; melhora na habilidade de escrita de artigos científicos e uma melhor compreensão sobre a aplicação do método científico. Entretanto, dado o número pequeno de participantes, não nos foi possível mensurar qual o efeito desta metodologia sobre o aproveitamento dos estudantes nas disciplinas teóricas complementares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 71 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MetodologiaInvestigativaAplicação.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License