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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1979-2434
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Perfil e competências percebidas dos profissionais de Educação Física atuantes nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas da Saúde da Família da cidade de Uberlândia - MG
Título(s) alternativo(s): Profile and perceived competences of the Physical Education professionals working in the Basic Health Units and Basic Family Health Units of the city of Uberlândia - MG
Autor(es): Marques, Lorena Krieck
Primeiro orientador: Tavares, Giselle Helena
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Gabriela Machado
Segundo membro da banca: Drews, Ricardo
Resumo: Introdução: A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas da Saúde da Família (UBSFs) é de fundamental importância pelos aspectos físicos, cognitivos e sociais desenvolvidos por ele, promovendo melhora da qualidade de vida da população. Atuando junto à equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), o PEF amplia a abrangência da atenção básica como responsável pelas ações de atividades físicas e práticas corporais. Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi verificar qual o perfil e as competências percebidas pelos PEF atuantes nas UBSs e UBSFs da cidade de Uberlândia-MG. Materiais e Métodos: A população do estudo foi composta por 8 PEF que atuam nas UBSFs e UBSs de Uberlândia-MG. Foi utilizado o questionário abrangendo 10 dimensões, construído e validado pelo Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde do projeto SUS mais ativo. A análise de dados foi feita por meio de estatística descritiva. Resultados: A partir do levantamento de dados foram encontradas 10 PEF atuantes na cidade de Uberlândia-MG, no total foram 8 participantes da pesquisa. Os resultados foram apresentados em 10 dimensões, sendo elas: sociodemográfica, formação inicial, atuação profissional, formação continuada e educação permanente, conhecimentos, habilidades, atitudes, potencial do ambiente, segurança, conservação do ambiente. Conclusão: Os resultados do presente estudo sugerem, que de forma geral, os PEF analisados se percebem competentes para atuar no campo da saúde pública. Foi possível verificar em relação ao perfil desses profissionais que a maioria são do gênero masculino, recebem mais de quatro salários mínimos, com média de idade de 35 anos.
Abstract: Introduction: The insertion of the Physical Education Professional (PEP) in Unidades Básicas de Saúde (UBSs) and Unidades Básicas da Saúde da Família (UBSFs) is of fundamental importance for the physical, cognitive and social aspects developed by him, promoting improvement in the quality of life of the population. Working with the multidisciplinary team of the Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), the PEP extends the scope of primary care as responsible for the actions of physical activities and body practices. Objective: The general objective of this study was to verify the profile and the competences that PEFs believe they have for acting in the UBSs and UBSFs of the city of Uberlândia-MG. Materials and Methods: The study population was composed of 8 PEPs that work in the UBSFs and UBSs of Uberlândia-MG. The questionnaire covering 10 dimensions was used, built and validated by the Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde do projeto SUS mais ativo. Data analysis was performed using descriptive statistics. Results: From the data survey, 10 PEFs were found working in the city of Uberlândia-MG, in total there were 8 participants in the research. The results were present in 10 dimensions: sociodemographic, initial education, professional performance, continuing education, knowledge, skills, attitudes, potential of the environment, safety, environmental conservation. Conclusion: The results of this study suggest that, in general, the analyzed PEPs perceive themselves to be competent to act in the field of public health. It was possible to verify in relation to the profile of these professionals that the majority are male, receive more than four minimum wages, with an average age of 35 years.
Palavras-chave: Profissional de educação física
Physical education professional
Saúde pública
Public health
Competência profissional
Professional competence
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Lorena Krieck. Perfil e competências percebidas dos profissionais de Educação Física atuantes nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas da Saúde da Família da cidade de Uberlândia - MG. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28252
Data de defesa: 18-Dez-2019
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