Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28245
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5366-6346
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Reflexões sobre o ensino de química orgânica na educação básica - análise das compreensões de (futuros) professores
Autor: Paixão, Guilherme Augusto
Primer orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primer miembro de la banca: Silva, Monize Martins da
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Anny Carolina de
Resumen: Apesar de ter sido superada a concepção epistemológica que reduzia o ensino de Química à transmissão de conteúdos, a Química Orgânica na educação básica, ainda está limitada ao ensino das regras de nomenclatura e classificação dos compostos orgânicos. Isocronamente, as atividades experimentais são pouco executadas nas escolas públicas e ainda são concebidas a partir de um entendimento empírico-indutivista do que é a Ciência. Desta forma, pensar em experimentos para mediar os processos de ensino e aprendizagem de Química Orgânica é tarefa dispendiosa à professores e pesquisadores da área. Neste sentido, objetivou-se refletir sobre diferentes aspectos relacionados ao ensino de Química Orgânica principalmente no que diz respeito à inserção de atividades experimentais para estudo dos compostos orgânicos na educação básica. Este trabalho se sustenta em referenciais teóricos que versam sobre o ensino de Química, a formação de professores e a experimentação como recurso didático para as aulas de Ciências. Propõe-se a identificar tendências e percepções acerca da Química Orgânica na escola a partir de uma pesquisa qualitativa envolvendo métodos de análise documental e levantamento de percepções de diferentes grupos de sujeitos direta e indiretamente relacionados ao ensino de Química Orgânica na educação básica. Estão envolvidos na pesquisa futuros professores de Química, professores de Química da educação básica e professores que ministram aulas de Química Orgânica em um curso de Licenciatura. As percepções destes sujeitos sobre as problemáticas discutidas nesta pesquisa foram coletadas a partir de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos indicam um distanciamento significativo entre os conteúdos de Química Orgânica abordados nas provas do ENEM, os documentos oficiais, e o que efetivamente é trabalhado nas aulas. Em complemento, foi possível perceber a escassez de experimentos relacionados a estes conteúdos na literatura e identifica-se pouca diversidade conceitual e metodológica dentre os experimentos encontrados que, na sua maioria não seriam facilmente executados nas escolas de educação básica, como revela a triangulação dos dados obtidos nesta pesquisa.
Abstract: Despite of the epistemological conception that reduced the Chemistry teaching to the transmission of contents had been overcome, Organic Chemistry in basic education is still limited to the teaching of the nomenclature rules and classification of organic compounds. Meanwhile, experimental activities are slightly performed in public schools and are still conceived from an empirical-inductive understanding of what Science is. Thus, reasoning experiments to meet the necessity of mediate the teaching and learning processes of Organic Chemistry is a laborious task for teachers and researchers of the field. In this sense, this work aims to reflect on different aspects related to the teaching of Organic Chemistry, especially regarding the insertion of experimental activities for the study of organic compounds in basic education. This study is supported by theoretical references that deal with Chemistry teaching, teacher education and experimentation as a didactic resource for Science classes. Also, this work aims to identify trends and perceptions about Organic Chemistry in a school from a qualitative research by applying methods of document analysis and survey of perceptions of different groups of subjects directly and indirectly related to the teaching of Organic Chemistry in basic education. Future Chemistry teachers, Chemistry teachers who teach in basic education or in Organic Chemistry classes at a Bachelor course are involved in the research. The perceptions of these subjects about the issues discussed in this research were collected from semi-structured interviews that were transcribed, analyzed and categorized. The obtained results indicate a significant distance between the Organic Chemistry contents covered in the National Exam of High School (Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM), the official documents, and what is worked in the classes. In addition, it was possible to notice the lack of experiments related to these contents in the literature and to identify the poorly conceptual and methodological diversity among the found experiments that, in their majority, would not be easily executed in the elementary schools, as the data triangulation obtained in this research reveals.
Palabras clave: Experimentação
Ensino de química orgânica
ENEM
Experimentation
Teaching of organic chemistry
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PAIXÃO, Guilherme Augusto. Reflexões sobre o ensino de química orgânica na educação básica - análise das compreensões de (futuros) professores. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28245
Fecha de defensa: 13-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReflexõesEnsinoQuímica.pdf2.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons