Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28189
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8528-2339
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dissimilaridade genética entre populações de tomateiro anão do tipo salada
Título (s) alternativo (s): Genetic dissimilarity among dwarf populations of round tomato
Autor: Peres, Hugo Gabriel
Primer orientador: Maciel, Gabriel Mascarenhas
Primer coorientador: Finzi, Rafael Resende
Primer miembro de la banca: Siquieroli, Ana Carolina Silva
Segundo miembro de la banca: Marques, Douglas José
Resumen: O uso de uma linhagem anã tem se mostrado promissor para obtenção de híbridos de tomateiro. Estudos de diversidade genética por meio de análises multivariadas podem auxiliar melhoristas quanto ao e uso e conservação da variabilidade genética disponível. Todavia, não se sabe qual método de análise multivariada é mais adequado para caracterizar um germoplasma de tomateiro anão do tipo salada. Desta forma, objetivou-se comparar a eficiência de diferentes métodos de análise multivariada na determinação da diversidade genética entre populações de tomateiro anão do tipo salada. O experimento foi conduzido entre Janeiro e Junho de 2019, em uma casa de vegetação da Estação Experimental de Hortaliças da Universidade Federal de Uberlândia, em Monte Carmelo-MG. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com 13 tratamentos e 3 repetições. Avaliou-se 12 populações F 2 RC 1 e uma linhagem anã de minitomate. As características utilizadas na determinação da diversidade genética foram: massa média do fruto, diâmetros transversal e longitudinal do fruto, formato do fruto, espessura da polpa, número de lóculos, teor de sólidos solúveis, comprimento dos internódios e altura das plantas. A matriz de dissimilaridade foi calculada com base na distância generalizada de Mahalanobis. Os seguintes métodos foram comparados: Ward, UPGMA, WPGMA, vizinho mais próximo, ligação média dentro do grupo, variáveis canônicas e otimização de Tocher. Os dendrogramas dos métodos hierárquicos foram validados por meio do coeficiente de correlação cofenética (CCC) e cortados em dois pontos (50% e 30%). A maioria dos métodos hierárquicos foram eficientes, com exceção do método de Ward, que apresentou baixo valor do CCC. O agrupamento dos métodos Tocher, variáveis canônicas foi equivalente ao dos métodos hierárquicos UPGMA, WPGMA e ligação média dentro do grupo a 50% e aos métodos UPGMA, WPGMA e do vizinho mais próximo a 30%, com formação de três grupos. A 30%, o método de ligação média dentro do grupo se destacou, com formação de oito grupos.
Palabras clave: Solanum lycopersicum L.
Retrocruzamento
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MELHORAMENTO VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PERES, Hugo Gabriel. Dissimilaridade genética entre populações de tomateiro anão do tipo salada. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28189
Fecha de defensa: 10-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DissimilaridadeGenéticaPopulações.pdf462.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.