Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28097
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8142-9682
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana da quercetina bioconjugada com pontos quânticos de CdSe de tamanhos mágicos
Autor(es): Borges, Ana Luiza Silva
Primeiro orientador: Espindola, Foued Salmen
Primeiro membro da banca: Saraiva, André Lopes
Segundo membro da banca: Silva, Anielle Christine Almeida
Resumo: Os flavonoides são uma classe de compostos fenólicos que são identificados por possuírem estrutura química e propriedades únicas. Os flavonoides, quando em concentração ideal, tem ação antioxidante e, reagem com os denominados radicais livres, impedindo ou diminuindo o estresse oxidativo. A Quercetina se enquadra na classe dos Flavonóis e possui cinco hidroxilas ao redor de sua molécula e estima-se que é um dos flavonoides mais presentes na dieta humana. São substâncias com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobiana e anticarcinogênicas. Os Pontos Quânticos de Tamanhos Mágicos (PQTMs) são uma nova classe de Quantum Dots de estruturas termodinamicamente estáveis, amplo intervalo de luminescência e alta estabilidade do tamanho com o tempo. Entretanto, um dos maiores desafios no mundo Nanobiotecnológico é desenvolver nanomateriais com aplicabilidade biológica que não apresentem toxicidade. Embora sintetizados com 0.5 nmol de Selênio, os PQTMs utilizados no trabalho ainda demonstraram citotoxicidade e formação de EROs. Por isso, a fim de tentar reduzir ainda mais essa citotoxicidade, os PQTMs foram bioconjugados com a Quercetina utilizando EDC e NHS. Foram realizados ensaios para verificar o potencial antioxidante das moléculas bioconjugadas, como TBARS, FRAP, DPPH e ORAC, além dos ensaios de espécies reativas em macrófagos e concentração inibitória mínima. As moléculas bioconjugadas demonstraram atividade antioxidante significativa apenas no ORAC, e mesmo assim, é menos que a atividade da Quercetina isolada. Provavelmente porque, devido a bioconjugação, a ligação aos PQTMs ocorre nos grupamentos hidroxila da Quercetina. Esses grupamentos estão relacionados com a atividade antioxidante da mesma, e com a bioconjugação, essas regiões são bloqueadas, impedindo sua ação. Além dos ensaios antioxidantes, ele não produziu EROs em macrófagos e não inibiu o crescimento bacteriano.
Palavras-chave: Quercetina
PQTMs
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Ana Luiza Silva . Avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana da quercetina bioconjugada com pontos quânticos de CdSe de tamanhos mágicos. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28097
Data de defesa: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoAtividadeAntioxidante.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons