Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVenâncio, Karen Brunetti-
dc.date.accessioned2019-12-27T15:03:40Z-
dc.date.available2019-12-27T15:03:40Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Karen Brunetti. Inserção da mulher no mercado de trabalho e empreendedorismo feminino no Brasil. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28057-
dc.description.abstractGender pay inequality linked to patriarchal culture in Brazil are problems faced by many women who suffer prejudice and receive less doing the same work as men, however, this inequality increases with higher levels of education in the labor market. Thus, many women seek other forms of income generation to the detriment of financial need, maternity, shortage of formal jobs and professional fulfillment that contribute to the creation and development of entrepreneurship. Studies conducted by the Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2018) have identified that women nowadays undertake more out of necessity than opportunity, and in times of crisis women seek other alternatives for financial gain. Therefore, the paper will analyze the evolution of female entrepreneurship in relation to inequalities in insertion in economic activity between men and women in the Brazilian labor market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectDesigualdade salarialpt_BR
dc.subjectWage inequalitypt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectFemale entrepreneurshippt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.titleA inserção da mulher no mercado de trabalho e empreendedorismo feminino no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Sabrina Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0063735957322194pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Alanna Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4310588U9pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA desigualdade salarial entre gêneros atrelada com a cultura patriarcal no Brasil são problemas enfrentados por muitas mulheres que sofrem preconceitos e recebem menos fazendo o mesmo trabalho que os homens, no qual, essa desigualdade aumenta com maiores níveis de instrução no mercado de trabalho. Assim, muitas mulheres buscam outras formas de geração de renda em detrimento da necessidade financeira, maternidade, escassez de empregos formais e realização profissional que contribuem para a criação e desenvolvimento do empreendedorismo. Estudos realizados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2018), identificaram que atualmente as mulheres empreendem mais pela necessidade do que pela oportunidade sendo que em momentos de crise a mulher busca outras alternativas para o ganho financeiro. Logo, o trabalho irá analisar a evolução do empreendedorismo feminino em relação às desigualdades na inserção na atividade econômica entre homens e mulheres existentes no mercado de trabalho brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.orcid.putcode66567340-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InserçãoMulherMercado.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.