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dc.creatorRauber, Gabriela Nogueira-
dc.date.accessioned2019-12-26T17:25:44Z-
dc.date.available2019-12-26T17:25:44Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationRAUBER, Gabriela Nogueira. A adoção de metodologias ágeis em gestão de projetos de gamificação em empresas regionais. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28033-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologias ágeispt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.titleA adoção de metodologias ágeis em gestão de projetos e de gamificação em empresas regionaispt_BR
dc.title.alternativeAdoption of agile methodologies in project management and gamification in regional companiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fagundes, André Francisco Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresenta as metodologias ágeis para gerenciamento de projetos, focando em como é feita a implantação destas nas organizações, os desafios, benefícios e utilidades para que se entregue um produto com maior valor para os clientes finais das empresas. A mesma análise é feita com a Gamificação. Neste estudo, realizou-se uma pesquisa descritiva. O trabalho tem como natureza a pesquisa qualitativa, sendo realizadas entrevistas estruturadas. Para a realização das entrevistas foram escolhidas oito pessoas que trabalham com metodologia ágil atualmente, sendo que metade da amostra é de profissionais que trabalham em empresas consideradas tradicionais na cidade de Uberlândia-MG, e a outra metade que trabalham em startups ou empresas de tecnologia e inovação na cidade. Em cada empresa escolhida foi entrevistado um profissional que tem papel de Scrum Master e outro que participa do time de desenvolvimento, a fim de encontrar respostas de pessoas que ocupam diferentes posições dentro do time de desenvolvimento. Nas entrevistas relacionadas à gamificação foram selecionadas quatro pessoas, duas que desenvolvem o aplicativo de gamificação para empresas e duas que são clientes e gerenciam a equipe que usa essas plataformas. O resultado da pesquisa sugere que o processo de implantação das metodologias ágeis e o uso da gamificação nas empresas estão se tornando cada dia mais comuns, devido a grande competitividade do mercado na atualidade, a necessidade de crescimento de vendas e de entrega de produtos e serviços de forma rápida, flexível e que tenha valor para o cliente. Dessa maneira, empresas tradicionais estão mudando a forma de gerenciamento de projetos e utilizando métodos novos para incentivo da equipe de vendas, e as empresas tecnológicas que já estão inseridas nessa realidade estão em constante adaptação para se manterem atrativas. Tanto os benefícios como as dificuldades desta adoção são tratadas no trabalho. O mesmo nota-se com a Gamificação, que mostrou ser importante para a melhoria do desempenho e produtividade da equipe, podendo até facilitar o alcance de metas. Todavia, também foram identificadas dificuldades para a sua adoção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-12-18-
Appears in Collections:TCC - Administração

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