Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28018
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8827-3270
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo comparativo de protocolos da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para crianças
Autor: Dias, Luiza Gonçalves
Primer orientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primer miembro de la banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo miembro de la banca: Lopes, Ederaldo José
Resumen: Mindfulness é a consciência que aparece em um estado de atenção intencional e livre de julgamentos, focado nas experiências internas e externas do momento presente. A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para crianças (MBCT-C) busca auxiliar crianças a gerenciarem os estressores e as situações adversas, inevitáveis durante a vida, integrando um paradigma cognitivo-comportamental de identificação e reestruturação de pensamentos distorcidos associado a atividades de atenção e aceitação advindas de práticas de mindfulness. O trabalho tem o objetivo de realizar um estudo teórico exploratório para comparar dois protocolos de MBCT-C. O material utilizado foi a descrição dos temas, objetivos e exercícios de cada uma das oito sessões de ambos protocolos (Tabelas 1 e 2). O conteúdo dos temas e objetivos das sessões foram comparados, sessão a sessão, e os resultados são apresentados na Tabela 3, além das nuvens de palavras (Figuras 1 e 2) criadas a partir dos objetivos e exercícios das sessões. Decorre da comparação entre os dois protocolos estudados que não se observa uma heterogeneidade de objetivos e técnicas de mindfulness, como apontado na literatura, especialmente na metanálise de Kostova et. al (2019) e de Zoogman et al. (2015). Isso pode ter ocorrido uma vez que os critérios de inclusão agruparam de tal forma os protocolos que os objetivos de ambos tenham sido conservados, embora a ordem de execução dos objetivos obedeça a critérios específicos relacionados ao grupo clínico nos quais os modelos de MBCTC foram testados: estresse em geral – Friary (2018); transtorno de humor – Ames et al. (2014).
Abstract: Mindfulness is the consciousness that appears in a state of intentional and nonjudgemental attention, focused on the internal and external experiences in the present moment. Mindfulness Based Cognitive Therapy for Children (MBCT-C) seeks to help children manage stressors and adverse situations, which are inevitable during life, by integrating a cognitive-behavioural paradigm used to identify and restructure distorted thinking associated with attention and acceptance activities from mindfulness practices. This paper aims to conduct an exploratory theoretical study to compare two MBCT-C protocols. The material used was the description of the themes, objectives and exercises of each of the eight sessions of both protocols (Tables 1 and 2). The content of the themes and objectives of the sessions were compared, session by session, and the results are presented in Table 3, in addition to the word clouds (Figures 1 and 2) created from the objectives and exercises of the sessions. It follows from the comparison between the two protocols studied that there is no heterogeneity of objectives and mindfulness techniques, as pointed out in the literature, especially in the meta-analysis by Kostova et. al (2019) and by Zoogman et al. (2015). This may have occurred since the inclusion criteria grouped the protocols in a way that the objectives of both were retained, although the order of execution of the objectives obeys specific criteria related to the clinical group in which the MBCT-C models were tested: stress in general - Friary (2018); mood disorder - Ames et al. (2014).
Palabras clave: MBCT-C
Crianças
Adolescentes
Protocolos
Mindfulness
Children
Adolescents
Protocols
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DIAS, Luiza Gonçalves. Estudo comparativo de protocolos da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para crianças. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28018
Fecha de defensa: 5-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoComparativoProtocolos.pdfTCC1.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons