Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28011
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Henrique Delmont Zanzoti de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-26T13:44:11Z | - |
dc.date.available | 2019-12-26T13:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Henrique Delmont Zanzoti de. Sequência didática para o ensino de energia elétrica no Ensino Médio. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28011 | - |
dc.description.abstract | The teaching of physics, according to research and scholars, has not attracted and motivated students. Many factors have contributed to this and the teaching methodology can certainly be considered as one of the reasons that contributes to the difficulties in teaching and learning the Physics discipline. Thus, this didactic sequence proposes for the teaching of electrical circuits and electricity, in addition to learning based on active methodologies, to stimulate student learning through David Ausubel's Meaningful Learning Theory, aiming at a better knowledge construction by students and providing conscious learning. Discussions in pairs or groups on the subject of electric energy, practical experiments of electrical circuits, prepare an electrical load chart with electrical devices and equipment of students' homes to calculate the consumption estimate, use of interactive simulation tools, among other activities, proposes to develop the culture of rational consumption of electricity. Understanding the entire process of generation, transmission, distribution and use of electricity in buildings is of paramount importance to the student, or rather to the citizen. This sequence has not been applied, but based on studies of active methodologies and observations of pedagogical practices, it is expected to contribute to an improvement in the teaching and learning of this theme. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o ensino de energia elétrica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic sequence for electrical energy teaching in High School | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1605668451459011 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Gustavo Foresto Brito de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0143144366886534 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tozoni, José Roberto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1950470674042645 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1059324771905191 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Física, conforme pesquisas e estudiosos, não tem atraído e motivado os estudantes. Muitos fatores tem contribuído para isso e a metodologia de ensino pode ser considerada com certeza como um dos motivos que contribui para as dificuldades no ensino-aprendizagem da disciplina de Física. Sendo assim, esta sequência didática propõe para o ensino de circuitos elétricos e energia elétrica, além de uma aprendizagem baseada em metodologias ativas, estimular a aprendizagem do estudante através da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, visando uma melhor construção de conhecimentos pelos estudantes e proporcionando-lhe um aprendizado consciente. Discussões em pares ou grupos sobre o tema energia elétrica, experimentos práticos de circuitos elétricos, elaboração de quadro de dispositivos e equipamentos elétricos das residências dos estudantes para cálculo da estimativa de consumo, uso de ferramentas de simulações interativas, dentre outras atividades, objetivam desenvolver a cultura do consumo racional da energia elétrica. Entender todo o processo de geração, transmissão, distribuição e uso da energia elétrica nas edificações é de suma importância para o estudante, ou melhor, para o cidadão. Esta sequência não foi aplicada, mas baseado nos estudos de metodologias ativas e em observações de práticas pedagógicas, espera-se que contribua para uma melhora no ensino aprendizado desse tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 66536820 | - |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaPara.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License