Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Bruno Valério Dias dos-
dc.date.accessioned2019-12-23T17:59:17Z-
dc.date.available2019-12-23T17:59:17Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationREIS, Bruno Valério Dias dos. Construção e validação de instrumento para avaliar a intenção empreendedora de estudantes de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27997-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectIntenção empreendedorapt_BR
dc.subjectJovens empreendedorespt_BR
dc.titleConstrução e validação de instrumento para avaliar a intenção empreendedora de estudantes de graduação da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.creator.LattesNão possuipt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante um universo abrangente encontrado no empreendedorismo, entender de forma minuciosa as atividades que norteiam o processo empreendedor se torna fundamental. O presente trabalho tem como objetivo construir e validar um instrumento para avaliação da intenção empreendedora em estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia, do campus Santa Mônica, localizado em Uberlândia-MG. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa. O questionário utilizado foi feito e adaptado com base nos estudos de Almeida (2013), Lovinson (2014), Souza (2015) e Araújo (2016), validado por especialistas e aplicado presencialmente no período de maio a agosto de 2019. 151 alunos do último ano do curso de Administração responderam à pesquisa. Os dados foram categorizados e analisados através dos softwares MS EXCELL e SPSS versão 18. Os resultados indicam que o instrumento de análise é adequadamente ajustado aos dados, com teste de KMO superior a 0,8 e teste de esfericidade de Bartllet inferior a 0,05, indicando que a hipótese de que as variáveis não estão correlacionadas pode ser descartada. A variância total é explicada, ao considerar apenas três variáveis do constructo ligado a carreira e todos os coeficientes de alfa de Cronbach são superiores a 0,8. Os resultados apontam que os estudantes são influenciados em escolher a carreira empreendedora a partir do quanto eles se consideram empreendedores no presente, por influência de seus sonhos e objetivos, pela influência de seus amigos/familiares e principalmente devido as suas motivações pessoais, que podem ser apontadas nesse estudo como maior autonomia, colocar em prática as suas ideias e a ter flexibilidade no trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode66460507-
dc.description.embargo2021-12-17-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruçãoValidaçãoInstrumento.pdf991.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.