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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27906
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Malaquias, Karina Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T00:02:29Z | - |
dc.date.available | 2019-12-20T00:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | MALAQUIAS, Karina Ribeiro. O componente curricular de Biologia Marinha e suas implicações na formação do bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27906 | - |
dc.description.abstract | The Universities have the mission to promote the critical, personal and political thinking, as well as to prepare professionals capable of acting in the search for quality between human and the environment in which he finds himself. The formation of the Biologist, currently able to work in more than 80 areas already regulated - many of which cover coastal and marine ecosystems - should be promoted by Higher Education Institutions (HEIs), by providing a curriculum and knowledge necessary for their effective performance. HEIs are free to make the composition of undergraduate curricula that compacts with the environment in which they are inserted. However, such composition may affect the Biologist and restrict his participation in certain areas due to the fragmentation of the content of Marine Biology, for example. The present work aims to investigate the relevance of the optional Marine Biology curriculum component in a university not bathed by the coast, but which forms professionals to work in any ecosystem. Through the analysis of curriculum and Pedagogical Project, and applying a questionnaire to undergraduate students and still in the course at the Federal University of Uberlândia, we could observe difficulties in requesting and participating of undergraduate students considering the curricular component analyzed. Such problem can hinder their learning and impair their formation, implying a lack of preparation for their action when dealing, for example, with the conservation and maintenance of coastal and marine ecosystems. Thus, the need to enable access to the content is suggested through curriculum components as well as through short courses and similar offered by the institution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Carência no ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Profissional Biólogo | pt_BR |
dc.subject | Education lag | pt_BR |
dc.subject | Initial formation | pt_BR |
dc.subject | Professional Biologist | pt_BR |
dc.title | O componente curricular de Biologia Marinha e suas implicações na formação do bacharel e licenciado em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9623402822966508 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino Superior tem como missão o desenvolvimento do pensamento crítico, pessoal e político, além da preparação de profissionais capazes de atuar na aproximação e busca de qualidade entre o ser humano e o meio em que se encontra inserido. Na formação do profissional Biólogo, atualmente apto a trabalhar em mais de 80 áreas já regulamentadas, muitas das quais abrangem ecossistemas costeiros e marinhos, devem ser disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior (IESs), currículos que fornecem os conhecimentos necessários para seu efetivo desempenho. As IESs têm relativa liberdade para realizarem a composição dos currículos dos cursos de graduação que compactuem com o meio em que estão inseridos. Entretanto tal composição o que pode afetar o Biólogo e restringir sua participação em certas áreas devido à fragmentação e defasagem do conteúdo de Biologia Marinha, por exemplo. O presente trabalho tem por objetivo principal investigar a relevância do componente curricular optativo Biologia Marinha em uma universidade não banhada pelo litoral, mas que forma profissionais certificados a trabalhar em qualquer ecossistema. Por meio da análise de currículo e Projeto Pedagógico, e aplicação de questionário à estudantes graduados e ainda em fase de conclusão de curso na Universidade Federal de Uberlândia, pudemos observar dificuldades na solicitação e participação do quadro de graduandos do componente curricular, a baixa frequência de oferta do mesmo, o apelo dos estudantes à falta de aprofundamento e experiências neste ambiente, podendo dificultar sua aprendizagem e prejudicar sua formação, implicando em falta de preparo para sua atuação ao lidar, por exemplo, na conservação e manutenção de tais ecossistemas. Sugere-se assim, a necessidade de viabilizar o acesso ao conteúdo seja por meio de componentes curriculares bem como por meio de minicursos e similares ofertados pela própria instituição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 54 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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