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dc.creatorSantana, Ana Carolina Silva-
dc.date.accessioned2019-12-19T23:50:31Z-
dc.date.available2019-12-19T23:50:31Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Carolina Silva. Gênero e políticas públicas: um estudo de caso do segmento estudantil feminino de graduação na Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27903-
dc.description.abstractThe school space has been occupied by women in Brazil, even if initially in a timid way, since the 19th century. This privileged space for human and professional formation is marked by class, ethnic-racial and gender inequalities, since the dynamics of exclusion external to the school space is reproduced in it. At the Federal University of Uberlândia women are majority in undergraduate courses, but it is necessary to understand the conditions and profile of undergraduate students at UFU. To this end, we will use the microdata of the Census of Higher Education of 2014, 2015, 2016 and 2017, read from statistical software to extract frequencies and tables, we will analyze the data in light of gender and intersectionality theories. In the end, it may be perceived that female students have a profile of greater vulnerability, but take more advantage of academic opportunities. The research also demonstrated that although they are a majority and women are even more organized in the courses according to the sexual division of work, that is, there is a sexual bias in the choice of courses at the UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.titleGênero e políticas públicas: um estudo de caso do segmento estudantil feminino de graduação na Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Barbosa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397318612814153pt_BR
dc.contributor.referee1Trópia, Patrícia Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550253896783945pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Jorgetania da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273587458379837pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO espaço escolar tem sido ocupado pelas mulheres no Brasil, mesmo que inicialmente de maneira tímida, desde o século XIX. Este espaço privilegiado para a formação humana e profissional é marcado por desigualdades de classes, étnico-raciais e de gênero, uma vez que a dinâmica de exclusão externa ao espaço escolar é nele reproduzida. Na Universidade Federal de Uberlândia as mulheres são majoritárias nos cursos de graduação, porém se faz necessário entender quais as condições e qual o perfil da estudante de graduação na UFU. Para tanto se fará uso dos microdados do Censo da Educação Superior dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017, lidos a partir de um software estatístico para extrair frequências e tabelas. Analisaremos os dados à luz de teorias de gênero e de interseccionalidade. Ao final, poderá se perceber que as estudantes do sexo feminino têm um perfil de maior vulnerabilidade, porém aproveitam mais as oportunidades acadêmicas. A pesquisa também demonstra que apesar de serem maioria e se formarem mais, as mulheres ainda se organizam nos cursos de acordo com a divisão sexual do trabalho, ou seja, existe um viés sexual na escolha dos cursos na UFU.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode66329270-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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