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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27870
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8554-5100 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ações de qualificação na UFU: um olhar técnico para a formação de competências |
Título(s) alternativo(s): | Qualification actons at UFU: a technical view to competences aquisition |
Autor(es): | Lima, Luís Sérgio Fernandes de |
Primeiro orientador: | Valadão Júnior, Valdir Machado |
Primeiro membro da banca: | Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Passos, Janduhy Camilo |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Simone da Costa |
Resumo: | O presente estudo busca, sobretudo, verificar se as ações de qualificação, representadas pelos títulos de mestres e doutores, derivadas da implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) numa Instituição Federal de Ensino Superior, possibilitou a aquisição de competência, com desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, atendendo aos objetivos institucionais. Para o estudo, houve a necessidade de compreender o termo competência, bem como de entender como ele é tratado na literatura e no serviço público, no qual se apresenta como ferramenta de gestão de pessoas por meio do Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, com suporte do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. A aplicação da legislação pertinente à competência se mostrou adequada às instituições de ensino superior, uma vez que o plano de carreira dessas organizações, implantado no ano de 2005 e com forte apelo estratégico, incentiva ações de capacitação e qualificação com significativos incentivos salarias. A análise dos cursos de mestrados e doutorados, definidos como corpus de pesquisa e apresentados pelos TAEs da referida Instituição para a obtenção dos respectivos incentivos de qualificação, busca detectar a associação entre competência e objetivos organizacionais por meio do confronto entre os cargos, funções e áreas de atuação com os títulos auferidos. Esse paralelo permitiu verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas rotinas de trabalho, que é uma exigência da gestão por competência, para o consequente alcance dos objetivos organizacionais, o que é próprio da gestão estratégica. A ausência de um plano de desenvolvimento institucional adequado, que definisse a atuação fundamental da gestão de pessoas para o alcance de objetivos organizacionais, permitiu inferir que as ações de qualificação apresentadas pelos TAEs não estão, verdadeiramente, associadas à construção de competências. |
Abstract: | This study aims to verify whether the qualification actions, represented by Master and Doctorate degrees and resulting from the implementation of a Career Plan for Technical and Administrative Personnel in Education (in Brazilian Portuguese, Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE) in a federal institute for higher education, lead to competence acquisition through professional development in order to achieve institutional goals. In this study it was necessary to understand the term “competence”, as well as how it is interpreted in the literature and public services, in which it is used as a human resource management tool via Decree No. 5.7075 of February 23th, 2006, and supported by the National Program of Public Management and Debureaucratization (in Brazilian Portuguese, Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA). Implementation of the legislation regarding “competence” has demonstrated to be suitable for universities, since the career plan of those organizations, implemented in 2005, featuring strong strategic appeal, encourages training and qualification through significant wage incentives. This research analyzes a corpus composed of Master and Doctorate courses, which were submitted by the Technical and Administrative Personnel in Education (in Brazilian Portuguese, Técnico-Administrativos em Educação - TAEs) of a federal institute for higher education in order to obtain incentives for professional qualification. The analysis aims to identify the link between competence and organizational goals by comparing positions, duties, areas of activity, and the earned titles. This parallel provided the means to verify the applicability of the acquired skills to the work routines, which is a requirement of the competence management, in order to achieve organizational objectives, which is an element of strategic management. The lack of an appropriate institutional development plan that establishes the essential procedures for people management to achieve organizational goals allows us to infer that qualification actions presented by TAEs are not truly associated to building skills. |
Palavras-chave: | Gestão por Competência PCCTAE Gestão Estratégica Qualificação Titulação Gestão de Pessoas Competence Management Strategic Management Profession Qualification Academic Degree People Management |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional) |
Referência: | LIMA, Luís Sérgio Fernandes de. Ações de qualificação na UFU: um olhar técnico para a formação de competências. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2490. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2490 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27870 |
Data de defesa: | 20-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional) |
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