Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27868
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7437-2857
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identificação e controle de plantas daninhas regenerantes em povoamento de eucalipto no Cerrado
Autor(es): Rabelo, Jordana Stein
Primeiro orientador: Santos, Edson Aparecido dos
Primeiro membro da banca: Silva, Kelly de Almeida
Segundo membro da banca: Miranda Neto, Aurino
Resumo: Áreas destinadas à produção florestal são importantes para suprimento de madeira para diversos fins. A interferência de plantas daninhas é limitante ao desenvolvimento da maioria das espécies florestais, e poucas espécies de Cerrado são relatadas como daninhas, dificultando a tomada de decisão sobre o manejo de florestas plantadas. Atualmente, não há relatos do efeito da maioria dos herbicidas em espécies do Cerrado, podendo acarretar a eliminação de espécies importantes. Objetivou-se, identificar espécies regenerantes consideradas plantas daninhas em povoamento de eucalipto no bioma Cerrado; avaliar a eficiência de herbicidas no controle dessas plantas e identificar possíveis impactos que os herbicidas podem ocasionar nessas espécies. A área de estudo localiza-se no município de Monte Carmelo-MG. Para identificação das plantas regenerantes, foi amostrado 1000 m2 , e as plantas foram identificadas por especialistas da área e literaturas . Para avaliar a eficiência dos herbicidas, instalou-se um experimento em blocos casualizados com parcelas subdividas no tempo, sendo quatro repetições dos tratamentos: flumioxazin + óleo mineral (o.m.); saflufenacil + glyphosate + o.m.; fluroxypyr-meptyl + triclopyr butotílico + o.m.; glyphosate + 2,4- D + o.m.; indaziflam + glyphosate; glyphosate; triclopyr butotílico + glyphosate + o.m. Após a aplicação dos herbicidas, foram atribuídas notas de controle (0 a 10). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Foram identificadas como plantas daninhas, em povoamento de eucalipto no Cerrado 61 espécies, pertencentes a 49 gêneros e a 37 famílias. Os tratamentos proporcionaram controle satisfatório, sendo recomendados para controle de plantas daninhas regenerantes em povoamentos de eucalipto no Cerrado, exceto a aplicação de flumioxazin + o.m. Herbicidas com amplo espectro de controle podem eliminar espécies importantes, e sua utilização próxima a ambientas naturais deve ser estudada e monitorada para evitar a contaminação e consequente perda da vegetação nativa.
Palavras-chave: Glyphosate
Conservação
Eficiência
Flumioxazin
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RABELO, Jordana Stein. Identificação e controle de plantas daninhas regenerantes em povoamento de eucalipto no Cerrado. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27868
Data de defesa: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentificaçãoControlePlantas.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.