Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27783
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7404-4888
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma história de mulheres operárias: práticas e representações femininas nos periódicos do Sindieletro-MG (1956-1990)
Autor(es): Cunha, Victória Ferreira
Primeiro orientador: Prado, Giliard da Silva
Primeiro membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Segundo membro da banca: Teles, Angela Aparecida
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio dos periódicos do Sindieletro, as variadas formas de atuação das mulheres trabalhadoras da Cemig e as representações construídas acerca do universo feminino no período compreendido entre 1956 e 1990, enfatizando tanto questões relacionadas ao mundo do trabalho quanto aquelas relativas ao cotidiano e à vida familiar. Para tanto, são analisados três impressos do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro) que foram publicados na cidade de Belo Horizonte: Hidro-Elétrico, Hidrelétrico e Sindieletro. Ao selecionar as fontes históricas para a análise não se pretendeu fazer uma história do sindicato ou de seus periódicos. A intenção foi compreender as práticas e representações femininas no Sindieletro por meio de publicações escritas por mulheres e de matérias cujas temáticas discutiam questões relativas ao universo feminino tanto na esfera privada quanto acerca da participação dessas mulheres trabalhadoras na esfera pública, notadamente na política sindical. O presente trabalho está estruturado em dois capítulos. No primeiro capítulo, é analisado o mundo das trabalhadoras, sendo discutidas algumas nuances em torno das experiências femininas nas esferas pública e privada, marcadas pela valorização da maternidade e dos preceitos morais em detrimento da valorização do trabalho. Também são problematizadas questões para além do mundo do trabalho, como os discursos sobre o corpo feminino e os momentos de sociabilidade entre as mulheres trabalhadoras. No segundo capítulo, a análise está voltada para o mundo do trabalho, com ênfase para as experiências da líder sindical Maria Felícia da Rocha Macedo, que dirigiu o sindicato no período da ditadura militar e teve uma gestão marcada por posicionamentos e concepções políticas diversas e cambiantes. Esse capítulo aborda também as experiências das sindicalizadas, evidenciando suas formas de organização e as reivindicações próprias do gênero feminino, discutindo os congressos nacionais de que elas participaram, bem como a criação, no âmbito do próprio sindicato, da Comissão de Assuntos Femininos. O trabalho percorre diferentes contextos históricos, pontuando rupturas e permanências que marcaram as práticas e representações femininas dessas mulheres operárias.
Palavras-chave: História das mulheres
Periódicos
Mundo do trabalho
Gênero feminino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CUNHA, Victória Ferreira. Uma história de mulheres operárias: práticas e representações femininas nos periódicos do Sindieletro-MG (1956-1990). 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27783
Data de defesa: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HistóriaMulheresOperárias.pdf2.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons