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dc.creatorFerreira, Renata Cortes-
dc.date.accessioned2019-12-17T18:22:22Z-
dc.date.available2019-12-17T18:22:22Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationFERREIRA, Renata Cortes. Modelagem e análise numérica do comportamento de um pavimento ferroviário com o emprego de asfalto. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27767-
dc.description.abstractCurrently, the participation of rail transportation in the Brazilian cargo transport matrix is 14.9%, whereas in countries with continental dimensions, this share is composed, on average, 48%, that is, three times bigger what it is the Brazilian (BNDS, 2018). A large and interconnected rail network benefits the entire production process and the flow of national exports. Therefore, it is of great importance to study Brazilian logistical bottlenecks and to present proposals for improvements. In this sense, this work deals with the Cerrado Railway, a tracking proposal sent by the NELT (Center for Logistics and Transport Studies) of Universidade Federal do Mato Grosso, on the stretch from Alto Araguaia (MT) to Uberlândia (MG), which aims to interconnected the logistic void between the states of Mato Grosso, Goiás and Minas Gerais, provinding the flow of agricultural bulk production through the ports of Vitória, Açu, Santos and Paranaguá. For this, the present work is composed of two steps, the first one is a manual sizing of the trackbed and the second, an analysis of the stress variation in the railway pavement through the Kentrack software, considering the bituminous layer as an alternative to the traditional material used in railways. Thus, an analysis consists of verifying the behavior of the railway layers when varying parameters of the asphalt layer, such as the layer thickness, the type of asphalt binder and the binder content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectKentrackpt_BR
dc.subjectLayer betuminosopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleModelagem e análise numérica do comportamento de um pavimento ferroviário com o emprego de asfaltopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Lorayne Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685736187149216pt_BR
dc.contributor.referee1Guterres, Paulo Roberto Cabana-
dc.contributor.referee2Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a participação do transporte ferroviário na matriz do transporte de cargas brasileira é de 14,9%, ao passo que, em países com dimensões continentais, essa parcela consiste, em média, de 48%, ou seja, é três vezes maior que a brasileira (BNDS, 2018). Uma rede ferroviária ampla e interligada beneficiaria todo o processo produtivo e o escoamento das exportações nacionais. Sendo assim, é de grande importância o estudo dos gargalos logísticos brasileiros e a apresentação de propostas para melhorias. Nesse sentido, este trabalho trata da Ferrovia do Cerrado, uma proposta de traçado apresentada pelo Núcleo de Estudos de Logística e Transporte (NELT) da Universidade Federal do Mato Grosso, no trecho de Alto Araguaia (MT) até Uberlândia (MG), que visa interligar o vazio logístico entre os estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, proporcionando o escoamento da produção de granéis agrícolas pelos portos de Vitória, Açu, Santos e Paranaguá. Para isso, o presente trabalho é composto por duas etapas, sendo a primeira um dimensionamento manual da via permanente e a segunda, uma análise da variação de tensões no pavimento ferroviário através do software Kentrack, considerando o layer betuminoso como uma alternativa ao material tradicional utilizado em ferrovias. Assim, a análise consiste na verificação do comportamento das camadas de uma ferrovia ao variar parâmetros da camada de asfalto, tais como espessura da camada, tipo de ligante do asfalto e teor de ligante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::FERROVIAS PROJETOS E CONSTRUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode66214815-
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