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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Meirelles, Lídia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T17:17:15Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T17:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | MEIRELLES, Lídia Maria. Educação e etnografia : a experiência do Museu do índio Universidade Federal de Uberlândia (1987-2000). 2002. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.40 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27756 | - |
dc.description.abstract | This work intends to reconstruct the trajectory of the Indian Museum of the Federal University of Uberlândia, from 1987-2000, highlighting its educational action, particularly the Museum School Program. Composed of activities, projects and courses, this proposal seeks to change a sometimes distorted conception of reality, namely: the way teachers and students understand the Brazilian indigenous issue. These actions do not seem to have gone unnoticed. However, it is the objective of this dissertation to identify if there was any impact, however small, especially with the elementary school teachers. In other words, the Museum has been trying to provoke a reflection and a change of mentality about the indigenous populations. In this sense, it is interesting to understand if this transformation happened in fact. The interface with Ethnography and Museology is fundamental in this work. Firstly, by situating the indigenous question, seen by anthropology, and disseminated by the Indian Museum. Therefore, dialoguing and opposing the traditional view present in the school environment of the period. Secondly, it is relevant to bring the context of museology and museums in general, whose approach seeks to identify the theoretical bases and conceptual references of the Indian Museum. The survey and analysis of documentary sources is supported by existing documentation at the Indian Museum. In addition, I use photographs and bibliographic material, also belonging to this collection. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Etnologia | pt_BR |
dc.subject | Museu do índio | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação e etnografia : a experiência do Museu do índio Universidade Federal de Uberlândia (1987-2000) | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and ethnography: the experience of the Indian Museum Federal University of Uberlândia (1987-2000) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6258906373771462 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586010613021351 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende reconstituir a trajetória do Museu do índio da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 1987-2000, destacando sua ação educativa, particularmente, o Programa Museu Escola. Composto de atividades, projetos e cursos, esta proposta busca mudar uma concepção, por vezes distorcida da realidade, qual seja: a forma com que professores e alunos compreendem a questão indígena brasileira. Estas ações, não parecem ter passado despercebidas. Porém, é objetivo desta dissertação identificar se houve algum impacto, por menor que seja, sobretudo, junto aos professores do ensino fundamental. Em outras palavras, o Museu tem tentado provocar uma reflexão e uma mudança de mentalidade acerca das populações indígenas, nesse sentido, é interessante perceber se esta transformação aconteceu de fato. A interface com a Etnografia e Museologia são fundamentais neste trabalho. Em primeiro lugar, por situar a questão indígena, vista pela antropologia, e, difundida pelo Museu do índio. Portanto, dialogando e se contrapondo à visão tradicional presente nos meios escolares do período. Num segundo momento, é relevante trazer o contexto da museologia e dos museus em geral, cuja abordagem procura identificar as bases teóricas e referências conceituais do Museu do índio. O levantamento e análise das fontes documentais é sustentado por documentação existente no Museu do índio. Além disso, utilizo fotografias e material bibliográfico, também pertencentes a este acervo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 186 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.40 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753325 | - |
dc.crossref.doibatchid | 39f8de2e-f8c8-4505-9322-aae0abdda126 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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