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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Juliana Paes dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-16T20:20:36Z | - |
dc.date.available | 2019-12-16T20:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Juliana Paes dos. Comparação matemática e experimental de duas configurações para enchimento de reservatórios de água. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27725 | - |
dc.description.abstract | Water storage tanks are a feature widely used in a large number of processes in virtually every industry segment. Thus, optimizing reservoir filling, especially reducing the time required to fill a tank, is of great importance in reducing the cost of a given application. It is very common nowadays to find reservoirs that are filled from the top, as it is already common sense that this setting is faster. However, if we look at the mathematical equations involved in this process, we see that this is not true, and that, especially in applications with a large amount of fittings and extensive piping, filling from the bottom of the tank offers a time advantage. In the present work, the mathematical modeling and experimental validation of this behaviour were made, based on the equations involved in the problem with the aid of Engineering Equation Solver (EES) software and the construction of a test bench. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas hidráulicos | pt_BR |
dc.subject | Hydraulic systems | pt_BR |
dc.subject | Reservatório de água | pt_BR |
dc.subject | Water reservoir | pt_BR |
dc.subject | Tempo de enchimento | pt_BR |
dc.subject | Filling time | pt_BR |
dc.subject | Bombeamento | pt_BR |
dc.subject | Pumping | pt_BR |
dc.title | Comparação matemática e experimental de duas configurações para enchimento de reservatórios de água | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical and experimental comparison of two configurations for water reservoirs filling | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Valério Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0240191885592516 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Padilla, Elie Luis Martínez | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1525969231971828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Solidônio Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8943889945992814 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Tanques de armazenamento de água são um recurso amplamente utilizado em uma grande quantidade de processos, praticamente em todos os segmentos da indústria. Dessa forma, a otimização do enchimento de reservatórios, especialmente a redução do tempo necessário para abastecer um tanque, é de grande importância na redução de custos de uma dada aplicação. Atualmente, é muito comum encontrar reservatórios que são enchidos por cima, pois já é difundido no senso comum que essa configuração é mais rápida. Porém, se analisarmos as equações matemáticas envolvidas nesse processo, veremos que isso não é verdade, e que, especialmente em aplicações com grande quantidade de acessórios e tubulações extensas, o enchimento por baixo oferece uma vantagem de tempo. No presente trabalho, foi realizada a modelagem matemática e a validação experimental desse comportamento, a partir do equacionamento do problema no software Engineering Equation Solver (EES) e da construção de uma bancada de testes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 66156751 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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