Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27712
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4510-8739
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Microestrutura cuticular e medular de pelos de Tamanduá tetradactyla (Linnaeus, 1758) (Pilosa: Myrmecophagidae): haverá variação individual e entre sexos?
Autor(es): Oliveira, Patricia Cristina de
Primeiro orientador: Custódio, Ana Elizabeth Iannini
Primeiro membro da banca: Gondim, Maria José Costa
Segundo membro da banca: Roel, Carine Firmino Carvalho
Resumo: Os pelos de mamíferos, são espécie-específicos, podendo ser utilizados para a identificação das espécies. O presente trabalho teve como objetivo descrever a microestrutura cuticular e medular de pelos de Tamandua tetradactyla (tamanduá mirim), comparar os padrões cuticulares e medulares coletados de diferentes partes do corpo do espécime e verificar se há dimorfismo sexual para pelos na espécie estudada. Para tanto, foram confeccionadas lâminas histológicas com suas impressões cuticulares e medulares, posteriormente fotografadas e seus padrões foram descritos, baseando-se na literatura disponível. Tamandua tetradactyla apresentou padrão de escamação cuticular pavimentoso ondeado e padrão medular ausente, apresentando diferença quanto ao padrão cuticular com relação à ornamentação dos pelos na base da cauda, cauda e lado externo da coxa, além de diferenças no padrão de escamação cuticular entre macho e fêmea nos pelos da cauda e coxa, sendo ainda as escamas do macho mais estreitas quando comparadas às da fêmea. A relativa escassez de publicações sobre a temática em questão, impossibilitou as comparações entre os autores.
Palavras-chave: Tamanduá-mirim
Little anteater
Tricologia
Trichology
Cutícula
Medulla
Medula
Cuticle
Mamíferos
Mammals
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Patricia Cristina de Oliveira. Microestrutura cuticular e medular de pelos de Tamandua tetradactyla (Linnaeus, 1758) (Pilosa: Myrmecophagidae): haverá variação individual e entre sexos?. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27712
Data de defesa: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicroestruturaCuticularMedular.pdf732 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons