Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27673
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5584-2999
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: “Quem conta um conto aumenta um ponto”: Câmara Cascudo e sua atuação em Contos Tradicionais do Brasil.
Author: Silva Filho, Márcio José Ribeiro da
First Advisor: Silveira, Daniela Magalhães da
First member of the Committee: Oliveira, Anderson Aparecido Gonçalves de
Second member of the Committee: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Summary: Possuindo autoria em mais de 200 obras, Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) é um dos principais escritores do movimento folclórico durante o século XX. Entre seus trabalhos é possível listar elaborações voltadas a falar sobre cultural oral, alimentação e perspectivas teóricas acerca do que é a cultura popular brasileira. Este trabalho tem por finalidade investigar a produção, Contos Tradicionais do Brasil - uma coletânea de contos organizados em 12 seções. Objetivando-se a entender, em um primeiro momento, quem foi Câmara Cascudo e suas intepretações sobre folclore para desta forma discutir o que são os contos tradicionais do Brasil na visão do autor, e quais representações essas manifestações ajudam a elaborar sobre o Brasil.
Keywords: Câmara Cascudo
Contos Tradicionais do Brasil
Folclore
Cultura Popular
Identidade nacional
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA FILHO, Márcio José Ribeiro da. “Quem conta um conto aumenta um ponto”: Câmara Cascudo e sua atuação em Contos Tradicionais do Brasil. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27673
Date of defense: 3-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuemContaConto.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons