Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27655
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2012-8461
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos da adsorção do dihidrogenofosfato pelo HDL [Co-Al-Cl] em águas
Autor(es): Silva, Carolina Xavier de Jesus
Primeiro orientador: Canobre, Sheila Cristina
Primeiro coorientador: Amaral, Fábio Augusto do
Primeiro membro da banca: Bernado, Marcela Piassi
Segundo membro da banca: Pasquini, Daniel
Resumo: O crescimento das atividades industriais resulta em grandes danos ambientais causados por poluentes na atmosfera, nos solos e cursos d’água, além de produzir uma variedade de efluentes. Estes efluentes contêm quantidades apreciáveis de íons que dificultam o tratamento e reutilização da água. O tratamento do efluente reduz a concentração de nutrientes orgânicos e inorgânicos, porém os maiores contaminantes (cloretos, fosfato, entre outros cátions e ânions) do efluente são de difícil remoção. O aumento na concentração de fosfatos nos sistemas aquáticos pode causar eutrofização do meio e consequentemente, um grande impacto no ecossistema aquático. Os Hidróxidos Duplos Lamelares (HDL) são materiais promissores como adsorventes de poluentes em meio aquoso, portanto no processo de adsorção de contaminantes, esses materiais vêm sendo estudados nos últimos anos. No presente trabalho, realizou-se a síntese e caracterização do HDL [Co-Al-Cl] pelo método da co-precipitação a pH constante 8,0 ± 0,5 e investigou-se os parâmetros cinéticos e termodinâmicos da adsorção do dihidrogenofosfato pelo HDL. As condições experimentais que permitiram a maior eficácia do processo de adsorção do dihidrogenofosfato pelo HDL (em torno de 98,0 % (58 mg g-1)) foram: tempo de agitação de 30 minutos, pH igual a 4,5, massa de HDL de 300 mg e 100 mg L-1de dihidrogenofosfato a 25 ºC. O HDL [Co-Al-Cl] apresentou uma cinética de adsorção ajustada ao modelo Pseudo-Segunda ordem (R2=0,998) e ao modelo de Freundlich (R2=098), indicando o predomínio da adsorção física. Os valor de ΔH° de - 9,44 kJ mol-1, ΔSº = 14,09 e ΔG°<0 indicaram que a adsorção é um processo exotérmico, com aumento do grau de liberdade (desordem) entre as espécies adsorvidas e espontâneo, respectivamente.
Palavras-chave: Hidróxidos duplos lamelares
lamellar double hydroxides
Dihidrogenofosfato
Dihydrogen phosphate
Cinética de adsorção
Kinetic adsorption
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Carolina Xavier de Jesus. Estudo dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos da adsorção do dihidrogenofosfato pelo HDL [Co-Al-Cl] em águas. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27655
Data de defesa: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoParâmetrosCinéticos.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.