Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27652
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cirurgia ortognática com reposicionamento da Bola de Bichat na região malar, devido a uma fratura na infância: relato de caso
Autor(es): Martins, Alexandre Marques
Primeiro orientador: Batista, Jonas Dantas
Resumo: Aproximadamente 15% das fraturas da face ocorrem na fase infantil. Esta incidência costuma ser menor em crianças a baixo de 5 anos de idade, porém após os 6 e 7 anos de idade a incidência pode aumentar, principalmente fraturas nos ossos maxilares, pois os seios paranasais estão em desenvolvimento, juntamente com alongamento e projeção anterior da face. O trauma na infância em regiões de crescimento ósseos pode afetar diretamente no desenvolvimento facial, assim gerando deformidades dentofaciais. Há muitos problemas relacionados com às deformidades dento-faciais: dificuldades mastigatórias, perda de peso, má nutrição, desenvolver doenças gástricas e alteração de peso, além do que o psicológico também é muito afetado, fazendo com que o paciente tenha dificuldades de socialização. E a discrepância incorreta das bases ósseas mandibulares e maxilares, levam o paciente a ter uma má oclusão, contudo levando-o a ter cargas oclusais incomuns, perda de tecido de suporte, alterações no musculo da mastigação e na articulação temporomandibular.A cirurgia ortognática é tratamento indicado para correção de deformidades dento-faciais, quando o paciente não é tratado com ortopedista facial, ou tratamento com ortopedista não é suficiente para tratar as deformidades, o tratamento ortodôntico cirúrgico é a melhor opção para corrigir as deformidades dentofaciais. Em alguns casos para termos melhores efeitos de harmonia facial usamos como opção alguns enxertos, que auxiliam na cicatrização e na formação de novos tecidos. A gordura de bichat tem origem subcutânea, e seu uso como enxerto foi descrito a primeira vez por Egyedi (1977). Ramirez (1999) relatou a primeira vez o uso da bola de bichat para preenchimento de região de malar, com intuito de ganhar volume. O trabalho tem como intuito relatar o caso clinico de uma paciente que sofreu uma fratura na face, Le Fort I tratada incorretamente na sua infância. A paciente apresentou deficiência de desenvolvimento do terço médio da face, onde foi submetida a uma cirurgia ortognática, onde foi reposicionado a bola de bichat para aumentar a projeção facial e restabelecer função e estética. Paciente apresentou melhoras de estética e função, após a cirurgia, onde tivemos bons ganhos de projeção malar e a mesma segue sendo acompanhada pela equipe CTBMF.
Palavras-chave: Malar
Cirurgia ortognática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Alexandre Marques. Cirurgia ortognática com reposicionamento da Bola de Bichat na região malar, devido a uma fratura na infância: relato de caso. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27652
Data de defesa: 7-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CirurgiaOrtognaticaReposicionamento.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons