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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0301-5457
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Julgamento de passagem de tempo e estresse
Título(s) alternativo(s): Passage of time judgment and stress
Autor(es): Daniel, Rayane Gomes
Primeiro orientador: Bernardino, Leonardo Gomes
Primeiro membro da banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo membro da banca: Lopes, Ederaldo José
Resumo: A percepção subjetiva de tempo está relacionada a um relógio biológico interno que fornece uma estimativa temporal, a qual é influenciada por processos cognitivos (atenção e memória) e emocionais. Recentemente, a percepção de passagem do tempo começou a ser investigada em situações cotidianas. Estes estudos referem-se a essa percepção como julgamento de passagem de tempo (PoTJ). O PoTJ é investigado usando uma técnica chamada Método de Amostragem da Experiência (MAE). A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do estresse sobre o PoTJ em adultos, por meio do MAE. Para isso, os participantes (grupo com estresse e grupo sem estresse) receberam seis mensagens diárias durante cinco dias consecutivos. Cada mensagem era composta por quatro perguntas para avaliar o PoTJ, o estado emocional, a dificuldade da tarefa e a atenção no referido momento. Os resultados não revelaram um efeito do estresse sobre o PoTJ, além de apontarem que o estado emocional e a atenção também não foram diferentes entre os grupos. A única diferença significativa observada entre os grupos foi em relação à dificuldade da tarefa. Por fim, a análise de regressão múltipla indicou que a variável “atenção” é previsora do PoTJ para ambos os grupos e que a variável “dificuldade da tarefa” também o é para o grupo sem estresse. Assim, o presente estudo contribuiu para a compreensão de mecanismos subjacentes ao PoTJ, identificando as variáveis que o afetam e que são capazes de predizê-lo.
Abstract: The subjective perception of time is related to an internal biological clock that provides a temporal estimation, which is influenced by cognitive (attention and memory) and emotional processes. Recently, the perception of the passage of time has begun to be investigated in daily situations. These studies refer to this perception as the passage of time judgment (PoTJ). PoTJ is investigated using a method called Experience Sampling Methodology (ESM). The current study aimed to investigate the effect of stress on the PoTJ for adults, through the ESM. To achieve this, the participants (stressed group and nonstressed group) received six daily messages during five consecutive days. Each message was composed of four questions to evaluate the PoTJ, the emotional state, the difficulty of the task and the attention at that moment. The results did not reveal an effect of stress on the PoTJ, and also the emotional state and the attention were not different between the groups. The only significant difference observed between the groups was related to the difficulty of the task. Finally, the multiple regression analysis indicates that the variable "attention" is a predictor of the PoTJ for both groups and that the variable "difficulty of the current task" is also predictive for the group without stress. Thus, the present study contributed to the understanding of mechanisms underlying the PoTJ, identifying the variables that affect it and that are able to predict it.
Palavras-chave: Julgamento de passagem de tempo
Estresse
Atenção
Emoção
Método de amostragem da experiência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::ESTADOS SUBJETIVOS E EMOCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Daniel, Rayane Gomes. Julgamento de Passagem de Tempo e Estresse. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27638
Data de defesa: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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