Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27607
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A fisioterapia em busca das escalas de avaliação do autismo |
Autor(es): | Silva, Ianca Jhulie Reis Santos, Alinny Beatriz Fonseca dos |
Primeiro orientador: | Dionisio, Jadiane |
Primeiro membro da banca: | Kishi, Marcos Seizo |
Segundo membro da banca: | Lange, Cristiane |
Resumo: | Introdução: O autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) como também é conhecido, se trata de um transtorno do neurodesenvolvimento manifestado na infância que resulta em déficits de interações sociais e motores. São encontradas escalas de avaliação desenvolvidas especificamente para diagnosticar e classificar essas crianças, para uma melhor abordagem terapêutica. Objetivo: Identificar qual é o instrumento de avaliação mais utilizado mundialmente por fisioterapeutas para classificar crianças e adolescentes com autismo. Métodos: Foi iniciada uma busca por materiais, com publicações entre os anos de 2010 e 2019, disponíveis nas bases de dados eletrônicos: Periódicos Capes, Google Acadêmico, MEDLINE, PUBMED, BIREME e Scielo. Para seleção dos materiais foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: Transtorno do espectro autista, fisioterapia, escala de avaliação, neurodesenvolvimento e neurologia pediátrica. Para inclusão dos artigos foram aceitos trabalhos nacionais e internacionais, com pontuação maior que 7 baseados na escala PEDro, sendo esta desenvolvida pela Physiotherapy Evidence Data. Resultados: Inicialmente foram selecionados 339 artigos, e destes foram incluídos 11 artigos, condizentes com as palavras-chave selecionadas e satisfazendo os critérios determinados para a inclusão dos mesmos, no estudo. No total, foram identificados 3 instrumentos de avaliação, e foi constatada maior prevalência da Childhood Autism Rating Scale (CARS). Conclusão: Os estudos mostraram-se relevantes para os profissionais da saúde, especialmente a fisioterapia,porém nota-se a importância de serem realizados mais estudos a respeito do assunto abordado, visto que foram encontrados poucos trabalhos desenvolvidos por fisioterapeutas. |
Abstract: | Introduction: Autism or autistic spectrum disorder (ASD), as it is also known, is a neurodevelopmental disorder manifested in childhood that results in deficits in social and motor interactions. Assessment scales developed specifically to diagnose and classify these children are found for a better therapeutic approach. Objective: To identify the most commonly used assessment instrument worldwide by physiotherapists to classify children and adolescents with autism. Methods: A search for materials was initiated, with publications between the years 2010 and 2019, available in the electronic databases: Periodicals Capes, Google Academic, MEDLINE, PUBMED, BIREME and Scielo. The following keywords were used to select the materials: autistic spectrum disorder, physiotherapy, assessment scale, neurodevelopment and pediatric neurology. For inclusion of the articles, national and international studies were accepted, with scores higher than 7 based on the PEDro scale, which was developed by Physiotherapy Evidence Data. Results: Initially, 339 articles were selected, and 11 of these were included, consistent with the selected keywords and satisfying the criteria determined for their inclusion in the study. In total, 3 evaluation instruments were identified, and a higher prevalence of the Childhood Autism Rating Scale (CARS) was found. Conclusion: The studies proved to be relevant for health professionals, especially physiotherapy, but it is important to carry out more studies on the subject addressed, since few studies developed by physiotherapists were found. |
Palavras-chave: | Escala de avaliação Fisioterapia Criança Autismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Alinny Beatriz Fonseca dos; SILVA, Ianca Jhulie Reis. A fisioterapia em busca das escalas de avaliação do autismo. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27607 |
Data de defesa: | 22-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FisioterapiaBuscaEscalas.pdf | 986.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.