Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27558
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3793-4416 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais. |
Autor(es): | Pizani, Lorraine Caroline dos Reis |
Primeiro orientador: | Pereira, Francielle Amâncio |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, João Carlos de |
Segundo membro da banca: | Longhini, Iara Mora |
Resumo: | O presente trabalho resulta de um estudo sobre o perfil e a trajetória profissional de professores (as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA) de uma escola municipal em Uberlândia-MG. O estudo foi desenvolvido a partir do enfoque qualitativo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Para análise e organização dos dados empregamos a técnica da análise de conteúdo, sendo antecedida pela transcrição das conversas. Os resultados foram analisados e discutidos à luz do referencial teórico adotado. Os participantes do estudo possuem entre 41 e 52 anos, com formação acadêmica em diferentes áreas. Além da escola investigada, alguns deles lecionam também em outras escolas. Todos eles revelaram dificuldades particulares do ensino na EJA/PMEA, mas também demostraram várias técnicas utilizadas para superar esses desafios. Todos os entrevistados relataram o quão gratificante e enriquecedor é para eles o processo de ensino aprendizagem dos estudantes jovens e adultos. |
Abstract: | The present work is the result of a study on the profile and professional trajectory of teachers in Youth and Adult Education (EJA) and the Municipal Youth and Adult Education Program (PMEA) of a municipal school in Uberlandia-MG. The study was developed from the qualitative approach, using the semi-structured interview as a data collection instrument. For data analysis and organization we used the content analysis technique, preceded by the transcription of the conversations. The results were analyzed and discussed in the light of the adopted theoretical framework. The study participants are between 41 and 52 years old, with academic background in different areas. In addition to the school investigated, some of them also teach in other schools. All of them revealed particular difficulties in teaching at EJA / PMEA, but also demonstrated various techniques used to overcome these challenges. All respondents reported how rewarding and enriching the learning process for young and adult students is for them. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Perfil de professores Trajetória profissional Programa municipal de educação de jovens e adultos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PIZANI, Lorraine Caroline dos Reis. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27558 |
Data de defesa: | 29-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProfessorEducaçãoJovens.pdf | 577.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons