Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27506
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Estudo dos fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis |
Author: | Oliveira, Jaqueline Cristina |
First Advisor: | Miranda, Gilberto José |
Summary: | Este trabalho teve por finalidade analisar fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. O instrumento utilizado foi um questionário construído com base em duas escalas: a PVQ – Portrait Value Questionarie – de Schwartz e a SCTI – Student Choice Task Inventory – de Germeijs e Verschueren. A amostra é composta por 118 alunos do primeiro e segundo período do curso de Ciências Contábeis, considerados ingressantes. Os dados foram colhidos no primeiro e segundo semestre de 2016. Por meio da estatística descritiva e testes de média não paramétricos, identificou-se os fatores extrínsecos como o primeiro grupo de escolha dos ingressantes do curso de Ciências Contábeis, e por isso os fatores que mais motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis são a disponibilidade de trabalho, a profissão ser bem remunerada e a estabilidade financeira. Identificou-se neste estudo um perfil de aluno que acredita na profissão contábil e no futuro promissor que poderá advir da escolha feita, considerando não apenas as variáveis encontradas neste trabalho, como empregabilidade, possibilidade de uma boa remuneração e estabilidade financeira, mas também buscando a realização pessoal e profissional como motivos pela escolha do curso de Ciências Contábeis. |
Abstract: | This study’s purpose was to analyze extrinsic and intrinsic factors that motivate incoming students to choose the Accounting course of a Brazilian public university. The instrument used was a questionnaire built based on two scales: the PVQ - Portrait Value Questionarie - by Schwartz and the SCTI - Student Choice Task Inventory - by Germeijs and Verschueren. The sample is composed of 118 students from the first and second periods of the Accounting Sciences course, considered incoming students. The data were collected in the first and second semester of 2016. Through the descriptive statistics and non-parametric mean tests, extrinsic factors were identified as the Accounting Sciences students is first choice group, and therefore the factors that motivate students the most in choosing the course of Accounting Sciences are the job availability, a well remunerated career and financial stability. This study identified a student profile that believes in the accounting profession and the promising future that may arise from the choice made, considering not only the variables found in this study, such as employability, possibility of good remuneration and financial stability, but also seeking a personal and professional fulfillment as reasons for choosing the Accounting course. |
Keywords: | Motivação Estudantes Contabilidade Motivation Accounting Students |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Jaqueline Cristina. Estudo dos fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27506 |
Date of defense: | 7-May-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoFatoresExtrínsecos.pdf | TCC-PDF/A | 457.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.