Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27506
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo dos fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis
Autor: Oliveira, Jaqueline Cristina
Primer orientador: Miranda, Gilberto José
Resumen: Este trabalho teve por finalidade analisar fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. O instrumento utilizado foi um questionário construído com base em duas escalas: a PVQ – Portrait Value Questionarie – de Schwartz e a SCTI – Student Choice Task Inventory – de Germeijs e Verschueren. A amostra é composta por 118 alunos do primeiro e segundo período do curso de Ciências Contábeis, considerados ingressantes. Os dados foram colhidos no primeiro e segundo semestre de 2016. Por meio da estatística descritiva e testes de média não paramétricos, identificou-se os fatores extrínsecos como o primeiro grupo de escolha dos ingressantes do curso de Ciências Contábeis, e por isso os fatores que mais motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis são a disponibilidade de trabalho, a profissão ser bem remunerada e a estabilidade financeira. Identificou-se neste estudo um perfil de aluno que acredita na profissão contábil e no futuro promissor que poderá advir da escolha feita, considerando não apenas as variáveis encontradas neste trabalho, como empregabilidade, possibilidade de uma boa remuneração e estabilidade financeira, mas também buscando a realização pessoal e profissional como motivos pela escolha do curso de Ciências Contábeis.
Abstract: This study’s purpose was to analyze extrinsic and intrinsic factors that motivate incoming students to choose the Accounting course of a Brazilian public university. The instrument used was a questionnaire built based on two scales: the PVQ - Portrait Value Questionarie - by Schwartz and the SCTI - Student Choice Task Inventory - by Germeijs and Verschueren. The sample is composed of 118 students from the first and second periods of the Accounting Sciences course, considered incoming students. The data were collected in the first and second semester of 2016. Through the descriptive statistics and non-parametric mean tests, extrinsic factors were identified as the Accounting Sciences students is first choice group, and therefore the factors that motivate students the most in choosing the course of Accounting Sciences are the job availability, a well remunerated career and financial stability. This study identified a student profile that believes in the accounting profession and the promising future that may arise from the choice made, considering not only the variables found in this study, such as employability, possibility of good remuneration and financial stability, but also seeking a personal and professional fulfillment as reasons for choosing the Accounting course.
Palabras clave: Motivação
Estudantes
Contabilidade
Motivation
Accounting
Students
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Jaqueline Cristina. Estudo dos fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os ingressantes na escolha do curso de Ciências Contábeis. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27506
Fecha de defensa: 7-may-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoFatoresExtrínsecos.pdfTCC-PDF/A457.1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.