Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27438
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepção dos pais sobre a saúde de pré-escolares, fatores associados e o impacto da saúde bucal na qualidade de vida
Autor(es): Almeida, Fernanda Arantes de
Primeiro orientador: Oliveira, Fabiana Sodré de
Primeiro coorientador: Marques, Késia Lara dos Santos
Primeiro membro da banca: Marques, Késia Lara dos Santos
Segundo membro da banca: Herval, Álex Moreira
Terceiro membro da banca: Luiz, Fabio Franceschini Mitri
Resumo: Objetivo: Avaliar a percepção dos pais sobre a saúde geral e bucal de crianças pré-escolares, os fatores associados e o impacto da saúde bucal na qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Material e Métodos: Um estudo transversal foi realizado com 60 crianças de 2 a 5 anos de idade atendidas nas clínicas de odontopediatria. Os pais/responsáveis responderam dois questionários autoaplicados, um para caracterização da amostra e avaliação subjetiva da saúde geral e bucal e um indicador sociodental: a versão brasileira da escala de impacto da saúde bucal em pré-escolares “Early Childhood Oral Health Impact Scale” (B-ECOHIS). Foi realizado o exame clínico para diagnóstico da cárie dentária, classificação das lesões traumáticas e avaliação da oclusão e coletados dados do prontuário odontológico. Foram aplicados o teste Qui-Quadrado e o Coeficiente de Correlação por Postos de Spearman (p<0,05). Resultados: A saúde geral foi considerada muito boa (56,67%) e boa (36,67%) e a bucal boa (43,33%) e muito boa (35,0%). A prevalência da cárie dentária, traumatismo e má oclusão foi de 58,33%, 15,0% e 28,33%, respectivamente; 55,0% dos questionários preenchidos relataram presença de impacto na qualidade de vida das crianças relacionada à saúde bucal (QVRSB). No Impacto Infantil e no familiar, a irritabilidade (33,33%) e falta ao trabalho (33,33%) foram, respectivamente, as respostas mais frequentes. A presença de cárie dentária e a escolaridade das mães afetaram negativamente a QVRSB (p<0,05). Conclusão: A maioria dos pais considera a saúde geral e bucal de seus filhos satisfatória e a presença de cárie dentária e escolaridade materna apresentaram impacto negativo na QVRSB de crianças pré-escolares.
Palavras-chave: Pré-escolar
Pais
Saúde Bucal
Qualidade de Vida
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Fernanda Arantes de. Percepção dos pais sobre a saúde de pré-escolares, fatores associados e o impacto da saúde bucal na qualidade de vida. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27438
Data de defesa: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepçãoPaisSaúde.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.