Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27436
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Maura Ferreira Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T13:43:55Z | - |
dc.date.available | 2019-11-28T13:43:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maura Ferreira Santos. Trabalho e Educação: a participação das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia a partir da Lei de Cotas nº 12.711/2012. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2495 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27436 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes the entry of black women in undergraduate courses at the Federal University of Uberlândia from the Quota Law, implemented by Law 12.711 of August 29, 2012, and undertaken at UFU, from the first half of 2013. , examines the growth of participation of this segment in this university, as well as the improvement of actions that favor and promote the balance of the number of black women in the university environment. To this end, it sought to problematize the historical slave past and the way in which the insertion of black men and black women in the class society in Brazil. Today's black working class, especially black women, is under intense exploitation and marginalization, resulting in lower opportunities for entry into public higher education. The results indicate that public policies, in particular the Quota Law, play a fundamental role in guaranteeing access for the working class, particularly for women, to this stage of formal education. The research was based on the sample of black students who entered the UFU and its dissertation was done through the gathering of quantitative and qualitative indicators, obtained through the analysis of numbers, minutes, resolutions and opinions provided by UFU. books, articles, and research on the subject. The evaluation of the indicators is based on the specified questions that discuss the problem of black women in society and aspire for a reduction of inequalities and prejudice that still exists, both in education and at work. It has been found that the Quota Law has contributed to the rise of black UFU members, but a profound and significant change will depend on improving these initiatives and improving the socioeconomic conditions of the black population, and specifically awareness. of black women in relation to their identity and blackness. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.subject | Prejudice | pt_BR |
dc.subject | Universities | pt_BR |
dc.title | Trabalho e Educação: a participação das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia a partir da Lei de Cotas nº 12.711/2012. | pt_BR |
dc.title.alternative | Labor and Education: the participation of black women in the undergraduate courses of the Federal University of Uberlândia from the Law of Quotas 12.711 / 2012. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Previtali, Fabiane Santana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8154680248919577 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fagiani, Cílson César | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4134706977566412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Petean, Antonio Carlos Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7590578597599872 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9232875601463611 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o ingresso das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia a partir da Lei de Cotas, implementada pela Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012, e empreendida na UFU, a partir do primeiro semestre de 2013, examina o crescimento da participação deste segmento nesta universidade, assim como o aperfeiçoamento de ações que favoreçam e promovam o equilíbrio do número de mulheres negras no ambiente universitário. Para tanto, buscou-se problematizar o passado histórico escravista e a forma como se deu a inserção dos homens negros e mulheres negras na sociedade de classes no Brasil. Nos dias de hoje a classe trabalhadora negra, especialmente as mulheres negras, encontra-se sob intensa exploração e marginalização, o que resulta em menores oportunidades de ingresso no ensino superior público. Os resultados indicam que as políticas públicas, em particular a Lei de Cotas cumpre um papel fundamental para garantir o acesso da classe trabalhadora, em particular das mulheres a essa etapa da educação formal. A pesquisa baseou-se em amostragem das estudantes negras que adentraram na UFU e sua realização em forma de dissertação foi efetuada através do ajuntamento de indicadores quantitativos e qualitativos, obtidos através da análise de números, atas, resoluções e pareceres fornecidos pela UFU, além de livros, artigos e pesquisas sobre o assunto. A avaliação dos indicadores está fundamentada nos questionamentos especificados que discutem a problemática da mulher negra na sociedade e aspiram por uma diminuição das desigualdades e do preconceito ainda existente, tanto na educação como no trabalho. Ficou constatado que a Lei de Cotas contribuiu para o aumento de ingressantes negros na UFU, mas, uma mudança profunda e significadora dependerá de um aperfeiçoamento dessas iniciativas e da melhoria das condições socioeconômicas da população negra, e especificamente da tomada de consciência da mulher negra em relação à sua identidade e negritude. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 120 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2495 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 541c0100-031a-4e9d-bf4e-ff9fc15fbe47 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TrabalhoEducaçãoParticipação.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License