Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27426
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8365-5069
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Exercícios de fortalecimento resistido no tratamento da dor crônica
Autor(es): Rocha, Cintia
Primeiro orientador: Santos, Julia Maria dos
Segundo membro da banca: Ramiro Felicio , Lilian
Resumo: A compreensão acerca dos mecanismos neuropsicofisiológicos que envolvem a dor, especialmente a dor crônica, continua sendo um dos grandes desafios das ciências da saúde. Igualmente, a melhor forma de tratar essas condições efetivamente, persiste um desafio para clínicos de diversas especialidades. Exercícios físicos são de fundamental importância para o tratamento da dor crônica e dentre as diferentes modalidades existentes, tem sido sugerido que esses pacientes têm maiores benefícios com exercícios aeróbicos, seguidos por outras modalidades como o fortalecimento muscular, ambos de intensidade moderada a alta. Porém, determinar quais abordagens fisioterapêuticas são mais efetivas para o controle das condições dolorosas crônicas ainda não está completamente elucidado. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar como tem sido aplicado o treinamento de força muscular nessa população e como são mostrados na literatura os resultados dos mesmos. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs e PEDro, através dos descritores: “chronic pain and muscle strengthening” e “chronic pain and loading exercises”. Foram considerados para o estudo, a seleção de artigos recentes, dentro dos últimos cinco anos de publicação. Estudos que avaliaram indivíduos com dor musculoesquelética por pelo menos três meses de duração e envolveram pelo menos uma abordagem de tratamento fisioterapêutica com exercícios de fortalecimento muscular com carga de moderada a alta intensidade, foram considerados critérios de inclusão para a seleção do artigo. Foram encontrados 94 artigos no total. Desses, 82 foram excluídos por não apresentarem treinamento de força associado a fisioterapia ou não descreverem o tratamento e uma revisão sistemática. Dos 13 restantes, um deles era revisão sistemática e, portanto, foram considerados 12 artigos para esse estudo. Os estudos mostram melhora significativa de indivíduos treinados com exercícios de carga nos desfechos redução de dor e melhora funcional e da qualidade de vida quando comparados à grupos controle. Entretanto, a maioria dos artigos selecionados apresenta pobre qualidade metodológica. Apenas 2 dos 12 artigos selecionados apresentam nota acima de 7 na escala PEDro. Outro ponto em que não há consenso é quanto a seleção do tipo de exercício empregado. Não se tem definição sobre qual o melhor tipo de exercício a ser realizado, dosimetria da carga aplicada e volume de treinamento. Portanto, são necessários mais estudos sistematizados, que façam uso da intervenção por exercícios resistidos na população de indivíduos com dor persistente e que apresentem boa qualidade metodológica.
Palavras-chave: Dor crônica
Fortalecimento muscular
Exercícios com carga
Fisioterapia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROCHA, Cintia. Exercícios de fortalecimento resistido no tratamento da dor crônica. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27426
Data de defesa: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExercíciosFortalecimentoResistido.pdf473.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.