Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27423
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: TDICs e ensino de História: potencializando as pinturas de Sr. Guigui como fontes para o estudo da história de Itumbiara.
Título (s) alternativo (s): TDICs and history teaching: potentiating Mr. Guigui's paintings as sources for the study of itumbiara's history.
Autor: Freitas Silva, Eliane de
Primer orientador: Franco, Aléxia Pádua
Primer miembro de la banca: Santos , Vanessa Matos dos
Segundo miembro de la banca: Oliveira , Sandra Regina Ferreira de
Resumen: A presente pesquisa aborda o uso das tecnologias digitais e de informação e comunicação (TDICs) na organização, preservação e socialização de memórias e no estudo da História local da cidade de Itumbiara-Go. Entre tais tecnologias, experimentou-se a funcionalidade dos sites e sua divulgação por meio de códigos QR impressos em cards como materiais didáticos para o ensino de história. As fontes exploradas para o estudo da História local de Itumbiara são as telas pintadas pelo Sr. Guigui, artista local, autodidata que retratou o cotidiano de Itumbiara em suas obras. Por cerca de três décadas o artista usou de suas tintas e habilidade para registrar os moradores e paisagens locais, tornando o seu trabalho importante fonte histórica local, avivadora de memórias sobre o passado da cidade, sobre lugares, pessoas e fatos históricos. O registro imagético do artista aguça lembranças, permite representar parte desta história e fornece material para o estudo do passado Itumbiarense ao mesmo tempo que faz refletir sobre a parcialidade no registro das fontes históricas. Para fundamentar a elaboração do site e dos cards discutiu-se os conceitos de memória, imagem como fonte de história local, e o uso de TDICs para guardar memórias e para incrementar o estudo da História. A potencialidade deste material didático nas aulas de História do ensino fundamental da Educação Básica foi experimentada e concluiu -se que o uso pedagógico de TDICs ainda enfrenta obstáculos com a infraestrutura tecnológica das escolas e com o pouco reconhecimento de sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens. Por outro lado, confirmou-se que a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar colabora significativamente para ampliar o acesso à memória e história locais. Tais tecnologias permitem a dinamização da consulta de fontes históricas, além do compartilhamento e construção de conhecimento.
Abstract: The present research approach Digital Technologies and Information and Communication (DTICs) in the organization, preservation and socialization of memories and in the study of Itumbiara – Goias Brazil history. Between such technologies it was experimented the functionality of the sites and its divulgation by the codes QR impress in cards like didatics materials to teach history. The sources explored to the study of Itumbiara’s History are pictures painted by Mr. Guigui, local artist, self-taught that portrayed the Itumbiara daily in his works. For three decades the artist used his inks and hability to register the residents and local sights, becoming his work important local historic source, revival memories about the city’s past, about places, people and historical facts. The register of the artist sharpner memories, allow to represent parts of this history and gives material to study the past of Itumbiara, In the same time it makes reflect about the partiality to register historical sources. To substantiate the elaboration of the site and the cards was discussed the memory concepts, images as source of local history, and the use of DTICs to save memories and to increment the study of the History. The potentiality of this didactic material in classes of History in the elementary school of the Basic Education was experimented and was concluded that the pedagogical use of the DTICs still faces obstacles with a technologic infrastructure in the schools and with little recognition of its contribution to the process of teach and learning of children and young people. On the other side, it was confirmed that the introduction of the digital technologies of information and communication on the school environment collaborate significantly to enlarge access to the local memory and history. Such technologies allow the promotion of the consultation of historical sources, beyond to share and construction of knowledge.
Palabras clave: História local
TDICs
Memórias
Imagens
Site
Cards
Local history
DTICs
Memories
Images
Itumbiara
Site
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: SILVA, Eliane de Freitas. TDICs e ensino de História: potencializando as pinturas de Sr. Guigui como fontes para o estudo da História de Itumbiara. 2019. 125 f. Relatório Final (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2393
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2393
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27423
Fecha de defensa: 28-ago-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TDICsEnsinoHistória.pdf7.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons