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dc.creatorCampos, Leidiane Cristina-
dc.date.accessioned2019-11-19T20:31:52Z-
dc.date.available2019-11-19T20:31:52Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationCAMPOS, Leidiane Cristina. Livro-reportagem “Fronteiras desfeitas”: impasses e dilemas na construção da identidade de refugiados sírios diante da memória do vivido e da representação midiática. 2019. 78 f. Relatório técnico-científico (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2188pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27390-
dc.description.abstractThis research aims to answer the following question: what are the difficulties on constructing of Syrian refugees' identity who live in Uberlândia in the memory of what they lived and the media representation? Based on this practical problem which is the motor of the research, this study attempt was to elaborate a non-fiction book as an alternative to the mediatic representations that stereotype the refuge, with reference to the dilemmas in the production of meaning of the refugee person. In order to understand the problem presented, refuge's data were first collected. In addition, the research was based theoretically through the contributions of Cultural Studies. As a result of the research, the 140-page book "Broken Borders" was produced, which portrays the stories and memoirs of three Syrian refugees: Khaled, Hassan, and Muntasir (fictitious names). It was concluded at the end of the study, that narratives about refugee subjects can, and should, go beyond generic representations. Through their singularities and particularities, the subjects interviewed showed that "being a refugee" can be lived in different ways.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectRefugeespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPerfispt_BR
dc.subjectProfilespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectCultural Studiespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleLivro-reportagem "Fronteiras Desfeitas": impasses e dilemas na construção da identidade de refugiados sírios diante da memória do vivido e da representação midiáticapt_BR
dc.title.alternativeNon-fiction book "Broken Borders": impasses and dilemmas in the construction of the identity of Syrian refugees before the memory of lived and the media representationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Spannenberg, Ana Cristina Menegotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171056979080219pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Marta Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0835514288021636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3855189421301453pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo responder à seguinte indagação: quais são os impasses na construção da identidade de refugiados sírios residentes em Uberlândia diante da memória do vivido e da representação midiática? A partir desse problema motor e propulsor da pesquisa, de modo prático, o intento do estudo, tendo como referência os dilemas na produção de sentido dos sujeitos refugiados, foi elaborar um livro-reportagem como alternativa às representações midiáticas que estereotipam o refúgio. Para a compreensão do problema apresentado, primeiramente foram colhidos dados a respeito do refúgio. Além disso, a pesquisa embasou-se teoricamente por meio das contribuições dos Estudos Culturais. Como resultado da pesquisa, foi produzido o livro-reportagem “Fronteiras Desfeitas”, de 140 páginas, em que estão retratadas as histórias e memórias de três refugiados sírios: Khaled, Hassan e Muntasir (nomes fictícios). Ao final do estudo, chegou-se à conclusão de que as narrativas sobre os sujeitos refugiados podem – e devem – ir além das representações genéricas. Por meio de suas singularidades e particularidades, os sujeitos entrevistados demostraram que o “ser refugiado” pode ser vivido de diferentes maneiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2188pt_BR
dc.orcid.putcode64821701-
dc.crossref.doibatchid6824a274-0edb-4687-b728-a8fea546d5d6-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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