Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27370
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9411-1649
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ocorrência de Leucoptera coffeella e detecção da presença de minas comparando amostragem convencional e amostragem por fotogrametria terrestre
Autor(es): Souto, Laura Alvarenga
Primeiro orientador: Carvalho, Vanessa Andaló Mendes de
Primeiro coorientador: Assis, Gleice Aparecida de
Primeiro membro da banca: Gallis, Rodrigo Bezerra de Araújo
Segundo membro da banca: Boscardin, Jardel
Resumo: Uma das dificuldades do uso da amostragem para estabelecimento dos índices populacionais do inseto no campo é a mão de obra empregada para realizar os levantamentos, que é onerosa e pouco especializada, o que dificulta o uso correto do manejo integrado de pragas. Com isso, a utilização de imagens que identifiquem corretamente a presença de minas nas folhas e que forneçam os índices populacionais do inseto no campo é uma ferramenta auxiliar no levantamento do inseto-praga, reduzindo o tempo de avaliação, o erro do avaliador e os gastos com mão de obra. Para a avaliação dos índices populacionais do bicho-mineiro, foram feitas amostragens convencionais e por fotogrametria terrestre em uma lavoura cafeeira localizada no município de Monte Carmelo, MG. A amostragem foi realizada em um hectare de cafeeiro Coffea arabica L. cultivar Paraíso. As avaliações foram realizadas durante sete meses a cada 15 dias. Os dados obtidos foram utilizados para obtenção da presença de minas ao longo das avaliações por meio de análise de regressão e para possibilitar a comparação e validação dos métodos os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. A presença de minas de bicho-mineiro diminui com as avaliações em função da ocorrência de condições climáticas desfavoráveis para o inseto e pela aplicação de inseticidas químicos. A amostragem de L. coffeella utilizando fotogrametria terrestre foi considerada adequada para a detecção de minas utilizando o software Ilastik®. No entanto, a qualidade de algumas imagens utilizadas dificultou a diferenciação das minas.
Palavras-chave: Bicho-mineiro
Cafeeiro
Imagem
Manejo integrado de pragas
Monitoramento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUTO, Laura Alvarenga. Ocorrência de Leucoptera coffeella e detecção da presença de minas comparando amostragem convencional e amostragem por fotogrametria terrestre. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27370
Data de defesa: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OcorrênciaLeucopteraCoffeella.pdf913.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons