Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27344
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: O Currículo de formação de professores de Educação Física do CAC/UFG: o processo de trabalho pedagógico frente a possibilidade de integração ensino-pesquisa-extensão
Título(s) alternativo(s): El plan de estudios de formación docente de educación física do CAC/UFG: el proceso de trabajo pedagógico frente a la posibilidad de integración enseñanza-investigación-extensión
Autor(es): Ferreira, Andreia Cristina Peixoto
Primeiro orientador: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
Primeiro membro da banca: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Segundo membro da banca: Silva, Rossana Valéria de Souza e
Resumo: No presente estudo tratamos da organização do trabalho pedagógico no currículo de formação de professores frente às possibilidades de integração ensino-pesquisa-extensão no projeto político-pedagógico das licenciaturas. O processo de apreensão acerca dessa temática desenvolveu-se a partir da análise do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Avançado de Catalão que integra o projeto curricular da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Nesse processo buscamos apreender a base material da constituição do currículo na relação Trabalho-Educação-Universidade, desenvolvendo uma análise crítica acerca do projeto curricular e da forma como os professores, alunos e funcionários, vinculados ao curso de Educação Física do CAC/UFG, organizam o trabalho pedagógico nas disciplinas e projetos de pesquisa e extensão frente a realidade e possibilidades de integração ensino-pesquisa-extensão na referida Instituição de Ensino Superior. Tivemos como objetivo apreender como tem se materializado a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do CAC/UFG, e estabelecer os nexos com as possibilidades de construção/produção de um projeto político-pedagógico que integre ensino-pesquisa-extensão pautado na transformação social. Esse objetivo compreendeu os seguintes objetivos específicos: apropriar da essência da formação material do curso de Educação Física do CAC/UFG, entendendo como se estabelecem os nexos e as inter-relações do processo de trabalho em geral com o processo de trabalho na Universidade e com o processo de trabalho pedagógico no âmbito da relação ensino-pesquisa-extensão; compreender a constituição histórica do projeto cumcular da FEF/UFG, e suas características, determinações e implicações; apreender como tem se dado a organização do trabalho pedagógico no curso de Licenciatura em Educação Física do CAC/UFG, e compreender as possibilidades de integração ensino-pesquisa-extensão, apontando para as condições necessárias, e as posturas e atitudes individuais e coletivas que viabilizem a construção/produção de um projeto político-pedagógico com vistas a transformação social. A partir dos objetivos propostos para o estudo buscamos nos apropriar e desenvolver questões que pudessem orientar a elaboração dos instrumentos e a coleta de dados, através das fontes documentais e entrevistas com professores e alunos do curso. No percurso do nosso estudo reconhecemos que o currículo de formação de professores é uma direção política do processo de formação humana, articulado, portanto, a um dado projeto histórico, que sua base material se constitui no âmbito da relação Trabalho-Educação-Universidade, e que necessitamos de um caminho metodológico que nos dê condições de nos apropriar de sua essência. Em estudos que tratam das discussões acerca da formação de professores buscamos compreender a reconstituição do percurso histórico e dos apontamentos do movimento nacional dos educadores pela reformulação dos cursos de formação. Neste sentido, buscamos garantir elementos teórico-metodológicos que nos possibilite aproximar, ampliar e apropriar da constituição de sua base material, ou seja do seu projeto curricular e da forma como o trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no âmbito da integração ensino-pesquisa-extensão estão organizador no seu interior, e de seus nexos com os reordenamentos legais e as proposições no campo do Movimento Nacional pela Formação do Profissional da Educação e da teoria histórico-crítica em Educação. Enquanto considerações finais desenvolvemos e sistematizamos uma reflexão sobre reconceptualização curricular em que se articule o trabalho como princípio educativo, a possibilidade da integração ensino-pesquisa-extensão e universidade-comunidade, apontado para metodologias de organização do trabalho pedagógico como PCTP, o planejamento participativo e a pesquisa-açao e/ou investigação-ação na perspectiva de superar os desafios contemporâneos.
Abstract: An el presente estúdio tratamos dei organización dei trabajo pedagógico en el curriculum de formación de profesores frente a las posibilidades de integración ensenanza- pesquisa-extensión en el projecto polítics-pedagógics de las licenciaturas. El proceso de ajnehensión acrca de esa temática se desenvolvió a partir dei análisis dei curriculum dei curso de Licenciatura en Educación Fisici dei Campus Amnzado de Catalão que integra el projecto curricular de la Facultad de Educación Fisici de la Univesidad Fedral de Goiás. En esse proceso buscamos aprehenda la base material de la constitución dei curriculum en la relación Trabajo-Educación-Universidad, desenvolviendo un análisis critica acerca dei projecto curricular y de la forma como los profesores, alumnus y funcionários, vinculados al curso de Educación Fisici dei CAC/UFG, organizan el trabajo pedagógico en disciplina e projecto dei ensenanza-pesquisa-extensión frente las possibilidads de la interación ensenanza-pesquisa-extensión en la referida Institución de Ensenanza Superior.Tuvimos como objetvo aprehender como se há materializado la organización dei trabajo pedagógico en el curso de Licenciatura en Educación Fisici dei CAC/UFG, y estableca los nexos com las posibilidades de construcción/producción de un projecto polítici-pedagógici que integre ensenanza-pesquisa-extensión pautado en la transformación social. Esse objetivo comprendió los siguintes objetivos específicos: - apropiar de la esencia de la formación material dei curso de Educación Fisici dei CAC/UFG, entendiendo como se establecen los nexos y las inter-relacions dei proceso de trabajo en general con el proceso de trabajo en la Universidad y con el proceso de trabajo pedagógico en el ábito de la relación ensenanza- pesquisa-extensión; - comprender a constituición histórica dei projecto curricular de la FEF/UFG, y sus características, determinacions e implicacions; - aprehender como se ha dado la organización dei trabajo pedagógico en el curso de Licenciatura en Educación Fisici dei CAC/UFG, y comprender las posibilidads de integración ensenanza-pesquisa- extensión, apuntando para las condicions necesarias, y las posturas y atitudes individuales y colectivas que viabilizen la construcción/producción de un projecto político-pedagógico con vista a la transformación social. A partir de los objetivos propuestos para el estúdio buscamos apropiamos y desenvolver custions que pudiesen orientan la elaboración de los instrumentos y la colecta de datos, a través de los fuentes documentales y entrevistas con profesores y alumnos dei curso. An el percurso de nuestro estúdio reconocimos que el curriculum de formación de profesores es una dirección político dei proceso de formación humana, articulado, por tanto, a un dado projecto histórico, que su base material se constituye en el âmbito de la relación Trabajo-Educación-Universidade, y que necesitamos de un camino metodológico que nos dé condiciones de apropriamos de su esencia. An estúdios que tratan de las discusiones acerca de la formación de profesores, buscamos comprender la reconstitución dei percuso histórico y de los apuntamientos dei movimiento nacional de los educadores por la reformulación de los cursos de formación. An este sentido buscamos garantir elementos teórico-metodológico que nos posibilite aproximar, ampliar y apropiar de la constitución de su base material, o sea de su projecto curricular y de la forma como el trabajo pedagógico y el trato com el conocimiento en el âmbito de la integración ensenanza-pesquisa-extensión están organizados en su interior, y de sus nexos con los reordenamientos legales y las proposicions en el campo dei Movimiento Nacional por la Formación dei Profesional de la Educación y de la teoria histórico-crítici en Educación. En cuanto consideracions finales desenvolvimos y sistematizamos una reflección sobre reconceptualización curricular en que se articule el trabajo como principio educativo, la posibilidad de la integración ensenanza-pesquisa-extensión y universidad- comunidad, apuntando para metodologias de organización dei trabajo pedagógico como PCTP, el planeamiento participativo y la pesquisa-acción y/o investigación-acción en la perspectiva de superar los dasafios contemporâneos.
Palavras-chave: Educação
Educação Física
Organização do trabalho pedagógico
Currículo de formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FERREIRA, Andreia Cristina Peixoto. O Currículo de formação de professores de Educação Física do CAC/UFG: o processo de trabalho pedagógico frente a possibilidade de integração ensino-pesquisa-extensão. 2000. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.10
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.10
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27344
Data de defesa: 2000
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CurrículoCursoLicenciatura.pdf12.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons