Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27316
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9001-9714 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG |
Título (s) alternativo (s): | Environmental Education strategies applied to awareness of conservation for Blue-and-gold Macaw (Ara ararauna Linnaeus, 1758) in Ituiutaba-MG |
Autor: | Yamada, Mayara Yukiko |
Primer orientador: | Pereira, Kátia Gisele de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Facure, Katia Gomes |
Segundo miembro de la banca: | Costa, Rildo Aparecido |
Resumen: | A dinâmica das sociedades têm exercido cada vez mais pressão sobre as espécies nativas por meio de perda e fragmentação de habitats, caça e tráfico de animais silvestres, introdução de espécies exóticas e invasoras. Tais práticas vêm aumentando a preocupação sobre manutenção da biodiversidade. O cerrado brasileiro vem sofrendo grandes mudanças ao longo do tempo, especialmente por causa do privilégio das atividades econômicas em detrimento da conservação das espécies. A extinção de espécies provoca o desvio funcional que podem comprometer o equilíbrio ecológico do ecossistema. Desta forma, para este trabalho foi escolhido a espécie das Araras Canindé (Ara ararauna), visando desenvolver a consciência da conservação das espécies. A educação ambiental tem sido uma ferramenta pedagógica que dentre outros motivos serve para mostrar a importância da preservação de uma espécie, como a Arara Canindé, de grande beleza e abundância na região do triângulo mineiro. Para atender a tais prerrogativas, este trabalho buscou compreender as percepções que os alunos de Ensino Fundamental, na cidade de Ituiutaba – MG, têm a respeito da conservação desta espécie. Assim, foi possível observar que os estudantes possuem conhecimentos muito restritos sobre o tema, porém a inserção de mais atividades voltadas para a conservação ambiental é necessária, pois os alunos demonstraram-se muito interessados nesta temática. |
Abstract: | Dynamics of societies have increasingly exerted pressure on native species through loss and fragmentation of habitats, hunting and trafficking of wild animals, introduction of alien and invasive species. Such practices have been raising concerns about maintaining biodiversity. Brazilian Cerrado has undergone great changes over time, especially because of the privilege of economic activities to the detriment of species conservation. Extinction of species causes functional diversion that may compromise the ecological balance of the ecosystem. In this way, for this work the species of Blue-and-gold Macaws (Ara ararauna) was chosen, aiming to develop an awareness of conservation of species. Environmental education has been a pedagogical tool that among other reasons serves to show the importance of preserving a species, such as the Blue-and-gold Macaw, of great beauty and abundance in the region of the Triângulo Mineiro. To meet these prerogatives, this work sought to understand the perceptions that Elementary School students in the city of Ituiutaba - MG have about the conservation of this species. Thus, it was observed that students have very limited knowledge on the subject, but the insertion of more activities aimed at environmental conservation is necessary, because the students were very interested in this subject. |
Palabras clave: | Biologia da Conservação Biogeografia Ara ararauna Conservação Ambiental Educação Ambiental |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | YAMADA, Mayara Yukiko. Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação de Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27316 |
Fecha de defensa: | 19-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstratégiasEducaçãoAmbiental.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons