Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27290
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8139-1207 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Pensar globalmente e agir localmente: limites e possibilidades de um Jogo didático sobre doenças veiculadas pela água contaminada |
Alternate title (s): | Think globally and act locally: limits and possibilities of a teaching game on diseases victimed by contaminated water |
Author: | Duarte, Fávia Drielhe Rocha |
First Advisor: | Tavares Júnior, Melchior José |
First member of the Committee: | Pereira, Francielle Amâncio |
Second member of the Committee: | Mendonça, Mauro das Graças |
Summary: | O ensino de Ciências contribui para que o aluno seja capaz de conhecer e cuidar do próprio corpo, optando por hábitos e formas saudáveis, valorizando assim sua vida e do coletivo. Porém, lidamos diariamente com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem e uma grande dificuldade de compreender conceitos, e assim entender a essência do aprendizado teórico. Ao trabalharmos por quatro anos com alunos do sexto ano como docente da disciplina de Ciências, verificamos que, ao tratarmos de assuntos e conceitos relacionados à água, desperta-se muito o interesse dos mesmos quanto à sua utilização de forma consciente e também os impactos de natureza antrópica, sua contaminação, o mal uso, e o papel de cada um em sua preservação, sendo a ocorrência de algumas doenças o ponto mais alto das aulas desta disciplina. Nosso interesse foi propor uma forma alternativa de ensino, de caráter lúdico, para o conteúdo relacionado às doenças de veiculação hídrica, em especial as enteroparasitoses, com o objetivo de contribuir para uma a aprendizagem dos alunos quanto à necessidade ingestão de alimentos corretamente higienizados, ao conhecimento da realidade do distrito onde moram e as possibilidades de intervenção na realidade atual. Nosso objetivo foi confeccionar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro no formato Banco Imobiliário que contemplou o distrito onde a escola se encontra inserida, em uma turma do sexto ano com um total de 30 alunos, no ano de 2018. Verificamos que jogo promoveu um bem estar entre os alunos. Os aspectos conceituais no que se referiam à doença dengue foram bem fixados, o que não foi observado em outros, como ascaridiase e ancilostomose. Já os aspectos atitudinais e procedimentais foram amplamente contemplados e bem recebidos pelos alunos, o que nos leva a crer o jogo pode contribuir na formação cidadã dos discentes. |
Abstract: | Science education contributes to the student being able to know and take care of his own body, choosing healthy habits and ways, valuing his life and the collective as well. However, we deal daily with students who have difficulties in learning and understanding concepts, and thus to understand the essence of theoretical learning. Working for four years as teacher of the Science discipline with sixth grade students, we verified that when dealing with water-related issues and concepts, their interest about the conscious use and the impacts of anthropic nature, contamination, misuse, and the role of each one in its preservation is very much aroused, being the occurrence of some diseases the highest point of the classes of this discipline. Our interest was to propose an alternative form of teaching, with a playful nature, for the content related to waterborne diseases, especially enteroparasitic diseases, with the objective to contribute to the students' learning about the need to eat properly sanitized foods, to know the reality of the district where they live and the possibilities of intervention in the current reality. Our objective was to design, apply and evaluate a board game like Monopoly game that covered the district where the school is located, in a sixth grade class with a total of 30 students, in 2018. We saw that the game promoted a well-being among the students. The conceptual aspects that referred to dengue disease were well fixed, which was not observed in others, such as ascariasis and hookworm. In the other hand, the attitudinal and procedural aspects were widely contemplated and well received by the students, which leads us to believe that the game can contribute to the citizen formation of students. |
Keywords: | Ensino de ciências Doenças de veiculação hídrica Jogo didático Aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais Ensino-aprendizagem Science Teaching Waterborne diseases Conceptual, attitudinal and procedural aspects Teaching and learning. Ciência Estudo ensino |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | DUARTE, Flávia Drielhe Rocha. Pensar globalmente e agir localmente: limites e possibilidades de um jogo didático sobre doenças veiculadas pela água contaminada . 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2412. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2412 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27290 |
Date of defense: | 23-Aug-2019 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FLÁVIA 2019 FINAL-mesclado.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License