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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9597-5027
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O aprendizado da docência de professores fisioterapeutas
Título(s) alternativo(s): Teaching learning of Physiotherapist teachers
Autor(es): Souza, Rodrigo Oliveira de
Primeiro orientador: Melo, Geovana Ferreira
Primeiro membro da banca: Prado Sadoyama, Adriana Santos
Segundo membro da banca: Miranda, Maria Irene
Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito da Linha de Pesquisa em Saberes e Práticas Educativas, objetivou analisar o aprendizado da docência de professores bacharéis que atuam no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. O problema da pesquisa foi assim enunciado: Como ocorre o processo de aprendizado da docência dos professores que atuam no Curso de Fisioterapia? Além de outros questionamentos: Que fatores têm influência no processo de desenvolvimento da identidade profissional dos professores fisioterapeutas? Quais os saberes que são necessários para exercer a docência universitária, na opinião dos professores? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores fisioterapeutas ao exercerem a docência? A investigação, do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de construção de dados o questionário e a entrevista respondidos pelos docentes. As principais referências que orientaram a pesquisa foram Marcelo Garcia (1999), Franco (2008), Guimarães (2004), Pimenta (2005, 2015), Pimenta e Anastasiou (2005,2012), Melo (2009, 2018), Ferreira (2014), Almeida (2006, 2008, 2009), entre outros. A análise dos dados obtidos indica que o processo de aprendizado da docência dos professores fisioterapeutas, no que se refere aos conhecimentos profissionais da docência, ocorre de modo não sistematizado, uma vez que a formação obtida nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu é orientada para a pesquisa. A sobrevivência na profissão, em grande parte, ocorre por meio da observação e da imitação de práticas pedagógicas dos antigos “bons” professores, vivenciadas na condição de estudantes. Identificamos que os fatores que influenciam no processo de desenvolvimento da identidade profissional dos professores fisioterapeutas estão relacionados com a desvalorização da docência (do ensino) em detrimento da sobrevalorização da pesquisa, especialmente, porque, na cultura institucional e acadêmica, a condição de pesquisador é a que confere maior visibilidade aos docentes. A análise indica que os docentes reconhecem o saber pedagógico como fundamental para a docência, aliada a outros saberes técnicos e específicos da área de atuação. Quanto aos desafios cotidianos, os docentes indicaram, principalmente, a necessidade de estimular o interesse dos estudantes pelo conteúdo. Diante do exposto, acreditamos que a formação continuada, pautada em políticas institucionais de formação e de desenvolvimento profissional docente, será significativa e ajudará a provocar mudanças nas atitudes e nas crenças dos professores, por meio de processos formativos que promovam a autonomia intelectual e lhes permitam aprofundar e ampliar seu repertório conceitual sobre a docência.
Abstract: This study carried out carried out within the scope of the Line of Research in Educational Knowledge and Practices aimed at analyzing the learning of the teaching of Bachelor teachers who work in the Physiotherapy course of the Federal University of Uberlândia - FUU. The research questions were: How does it occur the process of learning how to teach of the professors who work in the Course of Physiotherapy course? What factors do influence the process of developing the professional identity of physiotherapist teachers? What knowledge is needed to practice university teaching, in the opinion of the teachers? What are the main difficulties faced by physiotherapist teachers when teaching? This exploratory qualitative investigation used as instruments to data collection a questionnaire and an interview with these professors. The main references were Marcelo Garcia (1999), Franco (2008), Guimarães (2004), Pimenta (2005, 2015), Pimenta and Anastasiou (2005,2012), Melo (2009, 2018), Ferreira (2014), Almeida (2006, 2008, 2009), among others. The analysis of the data indicates that the process of learning to teach of physiotherapist teachers, regarding the professional knowledge of teaching, occurs in a non-systematized way, since the training obtained in Stricto Sensu Postgraduate courses is research-oriented. Survival in the profession, in large part, occurs through the observation and imitation of pedagogical practices of the old "good" teachers, experienced as students. We identified that the factors that influence the process of development of the professional identity of the physiotherapist teachers are related to the devaluation of teaching (teaching) to the detriment of the research overvaluation, because, in the institutional and academic culture, the condition of researcher is the one that gives greater visibility to the professors. The analysis indicated that the professors recognize the pedagogical knowledge as fundamental for the teaching, allied to other technical specific knowledges of their area of performance. Concerning to daily challenges, they indicated, mainly, the need to stimulate students' interest in the content. In view of the above, we believe that continuing education, based on institutional policies for teacher training and professional development will be significant and will help to bring about changes in professors' attitudes and beliefs through formative processes that promote intellectual autonomy and allow them to deepen and broaden their conceptual repertoire on teaching.
Palavras-chave: Docência Universitária
Professor Fisioterapeuta
Identidade Profissional
Educação
University Teaching
Professional Identity
Physiotherapist Teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOUZA, Rodrigo Oliveira de. O aprendizado da docência de professores fisioterapeutas. 2019. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2377
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2377
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27262
Data de defesa: 1-Abr-2019
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