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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8633-4620
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O demônio do meio-dia: tornando corpóreo o intangível [a subjetividade de um hiperdramático]
Título(s) alternativo(s): The noon demon: Making the intangible corporeal [the subjectivity of a hyperdramatic]
Autor(es): Leal, Alisson Souza
Primeiro orientador: Meira, Renata Bittencourt
Primeiro membro da banca: Leal, Mara Lúcia
Segundo membro da banca: Perobelli, Mariene Hundertmarck
Resumo: Este memorial trata sobre o fechamento do meu ciclo com a doença da alma/mente, a depressão. Por meio de uma difícil e prazerosa investigação do meu ser através das Ternas, desenvolvi assim, o meu tratamento contra a depressão. Para isso tive um longo processo para tal compreensão. Durante o meu percurso na graduação em Teatro, passei por algumas disciplinas práticas que tiveram como foco o corpo. Na primeira disciplina na graduação, Consciência Corporal, tive o primeiro contato com a pedagogia das Ternas como forma de sensibilização do meu corpo e a percepção de si. Isso abriu uma fissura na minha realidade, oportunidade a qual a minha alma/mente encontrou para expressar o que a corroía através do meu corpo. Durante a passagem das disciplinas corporais na graduação, fui aspirando conhecimento e compreendendo sobre o mal que habitava em mim. Descobrir três estados que são um só ser. A minha dor, causadora da minha depressão, é dividida e acoplada em três estados: Parasita, Voador e o Homem no sofá. Proponho uma cena solo como resultado prático deste memorial, trazendo para o meu corpo os três estados e expondo-os de forma subjetiva em cena. No final da escrita do memorial, trago uma reflexão sobre o meu processo e percebo que sempre venci a batalha contra a depressão quando danço, e é na dança que a minha alma/mente encontra a sua liberdade pois é nesse estado que encaro a depressão e a domo.
Abstract: This memorial is about closing my cycle with soul / mind disease, depression. Through a difficult and pleasurable investigation of my being through Ternas, I developed my treatment against depression. For this I had a long process for such understanding. During the undergraduate theater course, go through some practical college subjects that focused on the body. In the first undergraduate discipline, Consciência Corporal, I had the first contact with the pedagogy of Ternas as a way of sensitizing my body and self-perception. It opened a fissure in my reality, an opportunity my soul / mind found to express what was eroding through my body. During the passage of body disciplines in undergraduate, I was aspiring knowledge and understanding about the evil that inhabited me. Discover three states that are one being. My pain, which caused my depression, is divided and coupled into three states: Parasita, Voador and the Homem no sofá. I propose a solo scene as a practical result of this memorial, bringing to my body the three states and exposing them subjectively on the scene. At the end of the memorial writing, I bring a reflection on my process and realize that I have always won the battle against depression when I dance, and it is in the dance that my soul / mind finds its freedom because it is in this stare that I face the depression and the dome.
Palavras-chave: Depressão
Depression
Três Estados
Three States
Tratamento
Treatment
Dança
Dance
Percepção de si
Perception of self
Ternas
Ternas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LEAL, Alisson Souza. O demônio do meio-dia: tornando corpóreo o intangível [a subjetividade de um hiperdramático]. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27258
Data de defesa: 10-Jul-2019
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