Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27159
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | JACKS’ RULES: Uma releitura estética de narrativas de terror do século XIX |
Título(s) alternativo(s): | JACKS ’RULES: An aesthetic rereading of 19th century horror narratives |
Autor(es): | Macedo, Igor Ferreira Resende |
Primeiro orientador: | Agreli, João Henrique Lodi |
Primeiro membro da banca: | Machado, Fábio Purper |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Alexandre |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma releitura estética de obras de terror produzidas na Europa do século XIX, notadamente três: Drácula, de Bram Stocker; O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde e Frankenstein, de Mary Shelley. A esta instigante literatura, seu enredo, ambiência e personagens também agregamos um terrificante caso real de assassinatos em série, que povoaria tanto a imaginação de seus contemporâneos quanto do futuro: Jack, o estripador, o primeiro e mais famosos serial killer do ocidente. Para reinterpretarmos esteticamente esta literatura, construímos uma narrativa de HQ – História em Quadrinhos –, intitulada Jack’s Rules, centrada nas aventuras da personagem Alexandra Van Helsing. A trama se desenrola numa Londres de inspiração Steampunk na qual a convivência nada harmônica entre humanos e criaturas míticas resulta em um ambiente tenso e cheio de conflitos. Para a efetivação da proposta o trabalho transita pela cultura pop japonesa, elegendo como recurso narrativo e estético os mangás. Da mesma forma, também tangencia as questões relacionadas aos intercâmbios culturais que deram origem não só a estrutura atual do mangá, como também a uma heterogênea “fauna cultural”, fruto do hibridismo cultural. A construção prática do trabalho se deu em suporte digital, através da utilização do programa Paint Tool Sai. |
Abstract: | The present work aims to present an aesthetic rereading of works of terror produced in nineteenth - century Europe, notably three: Bram Stocker’s Dracula; The portrait of Dorian Gray, by Oscar Wilde and Frankstein, by Mary Shelley. To this intriguing literature, its plot, ambience and characters we also add a terrifying real-life serial murder case that would populate both the imagination of its contemporaries and the future: Jack the Ripper, the first and most famous serial killer of the West. To aesthetically reinterpret this literature, we constructed a narrative of HQ - comic strip, entitled Jack's Rules, centered on the adventures of the character Alexandra Van Helsing. The plot unfolds in a Steampunk-inspired London in which the uneven coexistence between humans and mythical creatures results in a tense, conflict-filled environment. The proposal the work transits the Japanese pop culture, choosing as a narrative and aesthetic resource the manga. In the same way, it also touches on issues related to cultural exchanges that gave rise not only to the current structure of the manga, but also to a heterogeneous "cultural fauna", fruit of cultural hybridity. The practical construction of the work took place in digital support, through the use of the Paint Tool Sai program. |
Palavras-chave: | Mangá Terror Releitura Hibridismo Manga Horror Rereading Hybridism |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MACEDO, Igor Ferreira Resende. JACKS’ RULES: Uma releitura estética de narrativas de terror do século XIX. 2018. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27159 |
Data de defesa: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JACKSRULESReleitura.pdf | TCC | 22.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.