Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27119
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação ambiental a partir da compostagem escolar: resultados de um projeto de intervenção pedagógica em uma escola pública. |
Título (s) alternativo (s): | Environmental education from school composting: results of a pedagogical intervention project in a public school. |
Autor: | Medeiros, Washington Luciano de |
Primer orientador: | Amauro, Nicéa Quintino |
Primer miembro de la banca: | Lima, Euclides Antônio Pereira |
Segundo miembro de la banca: | Amarau, Fábio Augusto do |
Resumen: | Esta pesquisa trata da Educação Ambiental a partir de um projeto de intervenção pedagógica em uma escola. Ela objetivou desenvolver um processo de compostagem dos resíduos sólidos resultantes da confecção da merenda de uma escola pública de Uberlândia-MG com o apoio ativo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem uma proposta interdisciplinar – contempla as disciplinas de Ciências, Geografia e Matemática – e foi realizado durante e após o turno das aulas. Inicialmente, fez-se um levantamento teórico sobre a Educação Ambiental que, conforme Dias (2004), deve fomentar processos de participação comunitária que possam interferir no processo político. O processo de compostagem desenvolvido dentro dos espaços escolares requereu alguns cuidados devido à grande movimentação de pessoas nesses ambientes. Assim sendo, a escolha de um lugar de pouco acesso e com condições para que resíduos sólidos fossem decompostos foi o primeiro estudo de caso do projeto. Ademais, o tipo de composteira mais adequado para os restos de alimentos da confecção da merenda escolar, o estudo dos fatores que afetam o processo de compostagem, como temperatura, umidade, pH e micro-organismos foram estudados e fazem parte da base conceitual desta pesquisa, que busca, numa abordagem contextualizada, oferecer formas alternativas de aprendizagem ao discente em um contexto histórico, social e cultural. Portanto, o Projeto meio ambiente: a compostagem escolar, realizado com os alunos em seu habitat de aprendizado formal, vai de encontro às propostas de Educação Ambiental desenvolvidas na escola e servirá, possivelmente, como importante norteador para a realização de outros projetos nessa área. Para tanto, foi produzido um livro eletrônico (e-book) em forma de cartilha para os alunos, professores e comunidade. |
Abstract: | This research addresses Ecological Education by use of a project of pedagogical intervention in a school. This intervention aimed to develop a process of composting of the solid residuals generated by the confection of the school lunch at a public school at Uberlândia-MG, with the active support of students of the 8th grade. The project has an interdisciplinary proposition – it contemplates the subjects of Sciences, Geography and Mathematics – and it was conducted during and after class period. Initially, a theoric evaluation about the Ecological Education was done, and, according to Dias (2004), it should stir processes of community participation that could interfere in the political process. The process of composting developed inside the scholar areas required some cautions because of the large circulation of people on these environments. Therefore, the selection of a place with little access and with conditions for the solid residuals to be decomposed was the first case study of the project. Furthermore, the most adequate type of composting unit for the food residuals of the confection of school lunch, the study of the factors that affect the composting process, like temperature, humidity, pH and microorganisms were studied and are a part of the conceptual base for this research, that strives for, in a contextualized approach, providing alternative means of learning to the student in a historical, social and cultural context. Thus, the Projeto meio ambiente: a compostagem escolar (Natural environment project: the scholar composting), performed with the students in their habitat of formal apprenticeship, matches the Ecological Education propositions developed at school and will function, possibly, as an important guide to the implementation of other projects in this area. In order to achieve this, an electronic book (e-book) modeled as a booklet was produced to be used by the students, teachers and the community. |
Palabras clave: | Compostagem escolar Composto orgânico Educação ambiental Scholar composting Organic compound Ecological education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | MEDEIROS, Washington Luciano de. Educação ambiental a partir da compostagem escolar: Resultados de um projeto de intervenção pedagógica em uma escola pública. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2379 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2379 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27119 |
Fecha de defensa: | 2-mar-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoAmbientalCompostagem.pdf | 14.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons