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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27116
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7466-844X |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ensino de Estequiometria: uma proposta de formação continuada |
Alternate title (s): | Stoichiometry teaching: a proposal of in-service training |
Author: | Santos, Ana Flávia dos |
First Advisor: | Coimbra, Débora |
First coorientator: | Marques, Deividi Márcio |
First member of the Committee: | Carvalho Jr, Gabriel Dias de |
Second member of the Committee: | Epoglou, Alexandra |
Summary: | Aprender a ensinar é um processo que não se esgota em uma formação inicial, mas que continua ao longo da carreira do professor. Mesmo que os cursos sejam de excelente qualidade, o máximo que se pode dizer é que eles preparam os professores para começar a ensinar. A necessidade de uma formação contínua não se associa somente às carências da graduação, mas ao fato de que o desenvolvimento do trabalho docente deve ser concebido como um trabalho coletivo permanente de professores no exercício de suas atividades. Ao analisar alguns cursos de formação continuada é possível observar que a maioria das propostas não atende às necessidades e aspirações desses profissionais. Frequentemente, é possível notar que eles ficam passivos de insegurança, dispersos em relação aos aportes teóricos e práticos necessários para orientar suas práticas pedagógicas. Ademais, os professores sentem-se desestimulados a investir em mudanças na sua prática docente, pela falta de reconhecimento dos pais, alunos, poder público e dos próprios colegas. O presente estudo estrutura-se sob a hipótese de que um curso pensado junto com os professores, que venha ao encontro das necessidades formativas, pode inferir de modo positivo no desenvolvimento da sua autonomia, tornando possível uma reflexão sobre sua prática pedagógica, e a longo prazo, eventualmente, promover mudanças. O objetivo, portanto, consistiu em promover um curso de formação continuada junto aos professores de Química de Itumbiara/GO, utilizando a História da Ciência, e a teoria dos Campos Conceituais como inspiração do aporte metodológico e, construir um guia de atividades, adaptadas de diferentes fontes, sobre o conteúdo de Estequiometria, como um material instrucional ao professor. Inicialmente, utilizou-se a aplicação de um questionário, seguida pela realização de uma entrevista semiestruturada com seis professores de Química, culminando na elaboração e aplicação de um curso de formação continuada, de abril a julho de 2017. Buscando atender as necessidades expressas pelos professores nos instrumentos de pesquisa, e considerando as aspirações da pesquisadora, bem como as orientações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e a importância da História da Ciência no ensino de Ciências, pensou-se em abordar a rota histórica que remete à Estequiometria. A sequência das atividades que constituíram o curso baseava-se em situações do dia-a-dia e em questões que, geralmente, são trabalhadas pelos professores com seus alunos, visto que de acordo com a teoria de Vergnaud, diferentes situações são indispensáveis para que um conceito seja assimilado. Ao término desta pesquisa, foi possível verificar as contribuições efetivas que a proposta de formação continuada em contexto trouxe para o processo de reflexão do professor em relação a sua prática. Os resultados mostram que, embora os professores reconheçam a importância da formação continuada como meio de melhorar sua prática profissional, a maioria não se envolve profundamente naformação, antes participam com maior frequência das capacitações promovidas pela própria escola no início do ano letivo e nos encontros pedagógicos denominados “trabalho coletivo”. Nosso trabalho revelou, na visão dos professores participantes, aspectos positivos como a oportunidade de aprofundar conhecimentos, o acesso a novos conceitos que ampliam suas possibilidades de análise das situações de ensino e mesmo os relativos ao próprio conteúdo. Ao mesmo tempo, as atividades foram ações pontuais, apontando para a necessidade de estratégias de formação que concorram para uma continuidade ao longo do tempo. |
Abstract: | Learning to teach is a process that is not carried out in initial teacher formation but continues throughout the teaching career. Even if pre-service courses are of excellent quality, the most we can state is that they prepare teachers to start to teach. Needs for in-service training is not only related to undergraduate needs, but the professional development must be conceived as a permanent collective work of teachers in the exercise of their activities. When analyzing some in-service teacher formation programs, we can detect that most proposals do not meet the needs and aspirations of teachers. It is often possible to see that they are passive of insecurity, dispersed in relation to the theoretical and practical theoretical framework to guide their pedagogical practices. In addition, teachers feel discouraged to invest in changes in their teaching practice due to the lack of recognition of parents, students, public power and their own colleagues. Thus, the present study is structured in the hypothesis that a course thought together with the teachers, that meets their training needs, can positively infer the development of their autonomy, making possible a reflection on their own pedagogical practice and encourage changes in the long term. The objective, therefore, was to promote an in-service training to Chemistry teachers of Itumbiara / GO using History of Science and Conceptual Fields theory as inspiration of the methodological contribution and compose an activities guide adapted from several sources about the stoichiometry, as an instructional material to the teacher. Initially, a questionnaire was applied, followed by a semi-structured interview with six Chemistry teachers, culminating in the elaboration and application of a training from April to July 2017. In order to meet the needs found in the research instruments, considering the aspirations of the researcher, as well as the orientations expressed in the Parâmetros Curriculares Nacionais and the importance of the History of Science in Science teaching, we thought to address the historical route that refers to Stoichiometry. The sequence of the activities that constituted the course was based on day-to-day situations and on questions that are usually worked out by the teachers with their students, since according to Vergnaud’s theory, different situations are indispensable for a concept to be assimilated. At the end of this research, we verified the effective contributions that the proposal of in-service formation brought to the reflection process of the teacher in relation to their practice. The results show that although teachers recognize the importance of in-service training as a mean to improve their professional practice, most of them are not deeply involved in training, usually joining in the training promoted by the school itself at the beginning of the school year and in pedagogical meetings called “collective work”. This work revealed positive aspects such as the opportunity to deep knowledge, access to new concepts that enlarge their possibilities teaching situations analysis and even those related to the content, in the view of the participating teachers. At the same time, activities werespecific actions, pointing to the need for in-service training strategies that contribute to a continuity over time. |
Keywords: | Estequiometria História da ciência Teoria dos campos conceituais Stoichiometry History of science Conceptual field theory Ciência Estudo Ensino |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | SANTOS, Ana Flávia dos. Ensino de Estequiometria: uma proposta de formação continuada. 2019. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.999. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.999 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27116 |
Date of defense: | 30-Mar-2019 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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