Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Bruna Lorena Barbosa-
dc.date.accessioned2019-10-01T19:39:56Z-
dc.date.available2019-10-01T19:39:56Z-
dc.date.issued2019-08-19-
dc.identifier.citationMORAES, Bruna Lorena Barbosa. Conceitos e discursos da educação inclusiva e especial: políticas públicas e a formação continuada dos professores o curso AEE Surdos- UFU. 2019, 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27089-
dc.description.abstractThis research is a qualitative and exploratory bibliographic investigation of how the concepts of normality, abnormality, inclusion and rights to schooling of the special ducation public were historically constructed and treated in the discourse of ducational inclusion. In addition to identifying and analyzing how these discourses appear in public policies of continuing education for teachers and documents that guide this training, it discusses the conceptual issue of the public of special education aiming at the inclusive school proposal. To this end, it was analyzed the continuing education course of the National Network of Continuing Education in Special Education offered in 2018, reinforced or refuted these conceptual issues. The main policies that cover inclusive and special education were analyzed, in parallel with the analysis of the material adopted in the training course, as well as the analysis of the questionnaires applied at the beginning and end of the course in question. For this, we use discourse analysis as a methodological analysis tool, adopting Foucaultian studies as a reference on the conceptual issue of norm, discourse and biopower. It was possible to make the historical construction of how the concepts involving inclusive and special education and how they were carefully constructed and disseminated, mainly through public policies. This dissertation is in line with the State, politics and management of education, with the study it was possible to infer that the course in question takes an approach in this perspective, causing teachers in the process of continuing education moments of reflection on the subject. However, it is also emphasized that more investments are needed in the continuing education of teachers, so that the issue of conceptualization, especially regarding normality, is the object of daily reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectConceitualização educação especialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleConceitos e discursos da educação inclusiva e especial: políticas públicas e a formação continuada dos professores o curso AEE Surdos- UFUpt_BR
dc.title.alternativeConcepts and discourses of inclusive and special education: public policies and the continuing training of teachers the AEE Deaf- UFU coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lázara Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848916629140009pt_BR
dc.contributor.referee1Danelon, Márcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.contributor.referee2Pagni, Pedro Angelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4107347396869362pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6820047667376251pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é uma investigação qualitativa, bibliográfica exploratória envolvendo o processo de construção histórica e acadêmica dos conceitos de normalidade, anormalidade, inclusão e direitos à escolarização do público da educação especial, e como estes são tratados no discurso da inclusão educacional. Além de identificar e analisar como esses discursos aparecem nas políticas públicas de formação continuada para professores e documentos que orientam essa formação, discorre sobre a questão conceitual do público da educação especial, objetivando a proposta da escola inclusiva. Para isso, foi analisado o curso de formação continuada da Rede Nacional de Formação Continuada em Educação Especial ofertado no ano de 2018, reforçou ou refutou estas questões conceituais. Analisou-se as principais políticas que abrangem a educação inclusiva e especial, em paralelo análise do material adotado no curso de formação, além da análise dos questionários aplicados ao início e final do curso em questão. Para isso, tomamos como ferramenta de análise metodológica a análise de discursos, adotando como referência os estudos Foucaultianos, sobre a questão conceitual da norma, do discurso e do biopoder. Foi possível fazer a construção histórica de como os conceitos que envolvem a educação inclusiva e especial e como foram, cuidadosamente, construídos e disseminados, principalmente por meio das políticas públicas. Essa dissertação é na linha de Estado, política e gestão da educação, com o estudo foi possível inferir que o curso em questão faz uma abordagem nessa perspectiva, provocando nos professores em processo de formação continuada momentos de reflexão sobre a temática. Contudo, ressalta-se, ainda, que é preciso mais investimentos na formação continuada dos professores, para que a questão da conceitualização, principalmente ao que se refere à normalidade, seja objeto de reflexão diária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.239pt_BR
dc.orcid.putcode62465542-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConceitosDiscursosEducação.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.