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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27085
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1097-2922 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Docência universitária: análise das necessidades formativas de professores bacharéis que atuam no Curso de Administração da UFPI - Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba/PI) |
Título (s) alternativo (s): | University teaching: analysis of the formative needs of bachelor teachers who work at the UFPI Administration Course - Ministro Reis Velloso Campus (Parnaíba / PI) |
Autor: | Santos, Darlene Silva dos |
Primer orientador: | Melo, Geovana Ferreira |
Primer miembro de la banca: | Santos, Cleidivan Alves dos |
Segundo miembro de la banca: | Cunha, Valeska Guimarães Resende |
Tercer miembro de la banca: | Campos, Vanessa Therezinha Bueno |
Cuarto miembro de la banca: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes |
Resumen: | A presente pesquisa, realizada no âmbito da Linha de Pesquisa em Saberes e Práticas Educativas, apresenta como temática as necessidades formativas de professores bacharéis. A docência universitária tem se constituído foco de preocupações, principalmente, em função dos inúmeros desafios vivenciados pelos professores em sua atuação profissional. Sendo assim, o problema de pesquisa relaciona-se à compreensão das necessidades formativas de professores bacharéis no exercício da docência universitária, no curso de Administração. O estudo tem como objetivo geral analisar as necessidades formativas dos professores bacharéis que assumiram profissionalmente a docência universitária no Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí no Campus Ministro Reis Velloso. E especificamente: traçar o perfil identitário dos participantes do estudo; apreender as compreensões de docência universitária dos professores bacharéis; identificar a relação entre necessidades formativas de professores bacharéis e os saberes elaborados na constituição da identidade profissional; descrever quais possíveis ações formativas no âmbito da universidade poderão contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores bacharéis e contribuir para a consolidação de políticas institucionais de desenvolvimento profissional do professor bacharel do CMRV da Universidade Federal do Piauí. O objeto de tese se constitui na acepção de que a formação inical do professor bacharel, suscita amplitude de conhecimentos pedagógicos necessários ao exercíco da docência, sendo fundamental conhecer as necessidades formativas, para oportunizar ações que contribuam para o desenvolvimento profissional do docente.A investigação é do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira teórico-bibliográfica, e a segunda, pesquisa de campo junto aos professores do curso de administração da UFPI/CMRV, por meio de questionário misto e realização de grupo focal. As interpretações foram construídas a partir do método de análise de conteúdo, fundamentadas por autores que discutem a temática. A análise dos dados aponta a necessária mudança quanto à concepção de docência universitária, ainda pautada em paradigmas conservadores. Destaca a importância de desenvolvimento de um referencial orientador da formação, que tenha as necessidades formativas como ponto de partida para a elaboração de programas e projetos de formação permanente, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Aponta, ainda, para necessárias ações formativas que possam viabilizar a construção de conhecimento epistemológico das práticas pedagógicas, sobretudo, quanto às práticas de avaliação. A percepção de necessidades formativas indica a essencialidade de políticas institucionais de desenvolvimento profissional, a partir de programas institucionais de formação, que tenham como princípios o diálogo e as práticas colaborativas. E, ainda, que assegurem as condições concretas e incentivos na carreira, no intuito de viabilizar o envolvimento dos professores. |
Abstract: | This research, carried out within the scope of the Research Line in Educational Knowledge and Practices, presents as a theme the training needs of bachelor teachers. University teaching has been a focus of concern, mainly due to the numerous challenges experienced by teachers in their professional performance. Thus, the research problem is related to the understanding of the formative needs of bachelor teachers in the exercise of university teaching, in Business Administration. The general objective of this study is to analyze the training needs of bachelor teachers who have professionally assumed university teaching in the Administration Course of the Universidade Federal do Piauí in the Campus Ministro Reis Velloso. And specifically: draw the identity profile of the study participants; apprehend the understanding of university teaching of bachelor teachers; identify the relationship between training needs of bachelor teachers and the knowledge elaborated in the constitution of professional identity; describe which possible educational actions within the university may contribute to the professional development of bachelor teachers and contribute to the consolidation of institutional policies for professional development of bachelor professor at CMRV at the Universidade Federal do Piauí. The object of the thesis is the meaning that the initial formation of the bachelor teacher, raises the breadth of pedagogical knowledge necessary for the exercise of teaching, being essential to know the training needs, to provide opportunities that contribute to the professional development of the teacher. This is an exploratory study with a qualitative approach, developed in two stages, the first being theoretical and bibliographic, and the second, field research with the professors of the administration course of UFPI / CMRV, through a mixed questionnaire and focus group. The interpretations were built from the content analysis method, based on authors who discuss the theme. Data analysis points out the necessary change regarding the conception of university teaching, still based on conservative paradigms. It highlights the importance of developing a guiding reference framework for formation, which has formative needs as a starting point for the elaboration of programs and projects of ongoing formation, in a critical-reflexive perspective. It also points to the necessary formative actions that may enable the construction of epistemological knowledge of pedagogical practices, especially regarding the evaluation practices. The perception of formative needs indicates the essentiality of institutional policies for professional development, based on institutional training programs, based on dialogue and collaborative practices. And also, that ensure the concrete conditions and career incentives, in order to enable the involvement of teachers. |
Palabras clave: | Docência universitária Necessidades formativas Desenvolvimento profissional University teaching Training needs Professional development Educação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SANTOS, Darlene Silva dos. Docência universitária: análise das necessidades formativas de professores bacharéis que atuam no Curso de Administração da UFPI - Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba/PI). Uberlândia, 2019. 199 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2227 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2227 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27085 |
Fecha de defensa: | 12-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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