Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27068
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo comparativo da inibição das atividades proteolítica e fosfolipásica de peçonha botrópica por diferentes tipos extratos de Eichhornia crassipe.
Autor(es): Purcina Júnior, Clésio José
Primeiro orientador: Moroni, Fábio Tonissi
Primeiro coorientador: Dias, Edigar Henrique Vaz
Primeiro membro da banca: Pereira, Déborah Fernanda da Cunha
Segundo membro da banca: Chang, Roberto
Resumo: Bothrops é um gênero de serpentes da família Viperidae, popularmente conhecidas como jararacas, jararacuçus, urutus e outros. Esses animais são responsáveis por grande parte dos acidentes ofídicos no estado de Minas Gerais e em outras regiões do Brasil. A peçonha destes animais possui dois mecanismos de ação: sistêmico e local. O primeiro, que possui tratamento eficaz pela soroterapia, causa hemorragias por lesões dos vasos sanguíneos e inibição dos fatores de coagulação. Mas, o efeito local ainda não possui terapia específica. Esse é caracterizado por necroses e lesões teciduais devido à atividade proteolítica e fosfolipásica das enzimas presentes na peçonha botrópica. Os taninos são metabólitos secundário das plantas, que possuem capacidade de complexar com proteínas, inativando-as. Logo, extratos ricos em compostos fenólicos são possíveis inibidores enzimáticos. A aguapé (Eichhornia crassipes) é uma planta aquática nativa da América do Sul, com distribuição natural nas bacias do Amazonas e do Rio da Prata. Essa possui compostos fenólicos, como o ácido tânico. O objetivo do presente estudo é avaliar a ação inibitória de três tipos de extratos brutos (aquoso, metanólico e etílico) obtidos a partir da raiz de Eichhornia crassipes. Para tanto, foram quantificados fenóis totais e taninos nos extratos, realizados ensaios de inibição da atividade proteolítica e fosfolipásica. Como também, os compostos presentes nos extratos foram identificados por meio de cromatografia liquida de alta resolução. Os extratos etílicos e metanólico apresentaram inibições significativas (p<0,05), respectivamente, nas atividades fosfolipásicas e azocaseinolítica. Portanto, esses apresentam potencial aplicação terapêutica contra o envenenamento pela peçonha Bothrops moojeni.
Palavras-chave: Eichhornia crassipe
Bothrops moojeni
Inibição
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOFISICA::BIOFISICA MOLECULAR
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PURCINA JÚNIOR, Clésio José. Estudo comparativo da inibição das atividades proteolítica e fosfolipásica de peçonha botrópica por diferentes tipos extratos de Eichhornia crassipes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27068
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoComparativoInibição.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons