Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26939
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8607-4902
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Labirinto do minotauro: uma experiência cênica na educação infantil
Título (s) alternativo (s): Laberinto del minotauro: una experiencia escénica en educación infantil
Autor: Oliveira, Ricardo Augusto Santos de
Primer orientador: Leite, Vilma Campos dos Santos
Primer coorientador: Merisio, Paulo
Primer miembro de la banca: Silva, Narciso Laranjeira Telles da
Segundo miembro de la banca: Machado, Marina Marcondes
Resumen: Esta dissertação de Mestrado é uma pesquisa que se aproxima de uma abordagem etnográfica e analisa o processo de criação do Labirinto do Minotauro, realizado durante aulas de teatro com uma turma de crianças de cinco anos de idade no Centro Educacional Maria de Nazaré, na cidade de Uberlândia/MG. A pesquisa procura compreender como um processo de aprendizagem em teatro vivenciado dentro da escola, com as crianças, dialoga com a prática artística desenvolvida com o grupo teatral Trupe de Truões nos últimos anos. Para tanto, são apresentados momentos que antecedem o processo em foco, evidenciando uma postura do artista-docente no trabalho com e para crianças. Nesse percurso, o entender, o aprender e o ensinar são considerados como uma via de mão dupla. A reflexão tem como base o conceito de experiência e dialoga com alguns autores que tratam da aprendizagem em Artes, bem como tenta evidenciar o que é chamado de temas tabus no Teatro para Crianças.
Abstract: La tesis de este Master es una investigación que se acerca un enfoque etnográfico y analiza el proceso de creación del Minotauro del Laberinto, que se celebró durante las clases de teatro con un grupo de niños de cinco años en el Centro Educacional Maria de Nazare, la ciudad de Uberlândia/MG. La investigación busca entender cómo un proceso de aprendizaje en el teatro experimentado dentro de la escuela, con los niños, habla con la práctica artística desarrollada con el grupo de teatro Trupe de Truões en los últimos años. Por lo tanto, presentan momentos antes de que el proceso de enfoque, mostrando una postura del artista-profesor en trabajar con y para los niños. En el camino, la comprensión, el aprendizaje y la enseñanza son considerados como una calle de dos vías. La reflexión se basa en el concepto de la experiencia y el diálogo con algunos autores que se ocupan de la enseñanza de las Artes y tratan de esbozar lo que se llama los temas tabús en el teatro para niños.
Palabras clave: Teatro para Crianças
Artes cênicas
Educação infantil
Teatro infantojuvenil
Criação (Literária, artística, etc.)
Teatro e crianças
Educação e arte.
Artista-docente
Teatro com Crianças
Educação Infantil
Teatro para Niños
Artista-profesor
Teatro con niños
Educación Infantil
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: OLIVEIRA, Ricardo Augusto Santos de. Labirinto do Minotauro: uma experiência cênica na educação infantil. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.59
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.59
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26939
Fecha de defensa: 24-ago-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LabirintoMinotauroExperiência.pdfDissertação2.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons