Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins Júnior, Vilmar-
dc.date.accessioned2019-09-11T14:06:00Z-
dc.date.available2019-09-11T14:06:00Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationMARTINS JÚNIOR, Vilmar. O devir dos espectros: experimentação e ensaio audiovisual a partir da apropriação de imagens de arquivo. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2183.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26932-
dc.descriptionInclui anexos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to present reflections on a process of appropriation of archival images that results in an essayistic path of audiovisual experimentation. Starting from some theoretical frameworks that marked the studies on technical images and their forms of agency as construction of meanings, we seek to illuminate a terrain to find a form of narrativity close to the essay. For this, we experimented with the creation of an atlas with photographic image sets, video montage sequences and the montage/ editing of an archive photofilm. The content of the images is limited to the collections and collections of photographers from the city of Uberlândia, state of Minas Gerais, available at the Municipal Public Archive, as well as moving images produced about the city, digitalized and available on Youtube. Placing myself as a reflective narrator about the history of a city in which the authorial self positions itself as a privileged observer of urban history through imaginary traces, I seek to understand the construction of the founding narratives and myths present in the imaginary, as well as the forms of consecration of certain statements through the file. In this way I intend to propose a practical reflection on the becoming of the spectrals, as ghost images that are revolved from successive interventions and montages in the archive in search of an art of memory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArte e Arquivopt_BR
dc.subjectArt and Archivept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectAtlaspt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subjectMontagept_BR
dc.subjectEnsaio Audiovisualpt_BR
dc.subjectAudiovisual essaypt_BR
dc.subjectFotofilmept_BR
dc.subjectPhotofilmpt_BR
dc.titleO devir dos espectros: experimentação e ensaio audiovisual a partir da apropriação de imagens de arquivopt_BR
dc.title.alternativeThe spectrum's becoming: experimentation and audiovisual essay from the appropriation of archive imagespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Kerinska, Nikoleta Tzvetanova-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119298795241795pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Marco Antônio Pasqualini de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406pt_BR
dc.contributor.referee2Szafir, Milena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2407478029218868pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8570271776661782pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende apresentar reflexões sobre um processo de apropriação de imagens de arquivo que resulta num percurso ensaístico de experimentação audiovisual. Partindo de algumas balizas teóricas que marcaram os estudos sobre as imagens técnicas e suas formas de agenciamento como construção de sentidos, busca-se iluminar um terreno para encontrar uma forma de narratividade próxima ao ensaio. Para isso, experimentou-se a criação de um atlas com conjuntos de imagens fotográficas, sequências de montagem em vídeo e a montagem/edição de um fotofilme de arquivo. O conteúdo das imagens se circunscreve aos acervos e coleções de fotógrafos da cidade de Uberlândia-MG disponíveis no Arquivo Público Municipal, bem como imagens em movimento produzidas sobre a cidade, digitalizadas e disponíveis no Youtube. Colocando-me como narrador reflexivo sobre a história de uma cidade na qual o eu autoral se posiciona como observador privilegiado da história urbana através de vestígios imagéticos, busco compreender a construção das narrativas e mitos fundadores presentes no imaginário, bem como as formas de consagração de determinados enunciados através do arquivo. Desta forma pretendo propor uma reflexão prática sobre o vir-a-ser dos espectros, como imagens de fantasmas que são revolvidas a partir de sucessivas intervenções e montagens no arquivo em busca de uma arte da memória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2183pt_BR
dc.orcid.putcode61519478-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
dc.subject.autorizadoArtes e históriapt_BR
dc.subject.autorizadoArquivos de imagempt_BR
dc.subject.autorizadoArquivos municipaispt_BR
dc.subject.autorizadoMemória coletiva na artept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DevirEspectrosExperimentacao.pdf20.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons