Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26853
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da cicatrização da ferida cirúrgica após utilização da técnica de Tumescência utilizando lidocaína e tramadol em cadelas submetidas à mastectomia
Autor(es): Santos, Bruna Stipp Jorge dos
Primeiro orientador: Alves, Aracélle Elisane
Primeiro membro da banca: Mota, Francisco Cláudio Dantas
Segundo membro da banca: Matos, Aline Maria de
Resumo: As neoplasias mamárias são alterações frequentemente encontradas em cadelas de meia idade a idosas, não castradas ou submetidas à castração tardia. A excisão cirúrgica por meio da técnica de mastectomia é o tratamento de eleição. Sabemos que o procedimento é invasivo, causando quadros de dor nos pacientes. Visando amenizar essa situação, a anestesia local por tumescência (ALT) é uma técnica alternativa de anestesia associada ao protocolo anestésico convencional com o intuito de promover melhor conforto e recuperação dos animais. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a cicatrização da ferida cirúrgica durante o pós-operatório de cadelas submetidas à mastectomia unilateral, utilizando protocolo de anestesia geral associado à técnica de tumescência. Foram utilizadas 6 cadelas, as quais foram distribuídas aleatoriamente em três grupos (G1, G2 e G3), sendo que em G1 a ALT foi realizada com solução Ringer lactato (RL); em G2 com solução contendo lidocaína + RL + adrenalina e nos animais do G3 foi utilizado tramadol + RL + adrenalina na ALT. Os animais foram avaliados no período pós-operatório de 24 horas, no 3º dia, no 7º dia e no 15º dia em relação à análise macroscópica de ausência ou presença e localização de edema, hematoma, eritema, secreção, aumento de temperatura local, formação de cicatriz e seroma. Os dados obtidos foram avaliados qualitativamente. Os resultados obtidos revelaram que as diferenças em relação ao uso de diferentes fármacos na anestesia por tumescência em cadelas submetidas à mastectomia promoveram aumento da ocorrência nos parâmetros de edema e aumento de temperatura local, sugerindo que a utilização de tramadol na constituição da solução da anestesia tumescente revelou-se vantajosa a outras soluções, tais como lidocaína, em relação aos parâmetros avaliados, não apresentando efeitos adversos na cicatrização da incisão cirúrgica.
Palavras-chave: Cães
Neoplasia mamária
Anestesia infiltrativa
Anestésico local
Reconstituição de ferida
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Bruna Stipp Jorge Dos . Avaliação da cicatrização da ferida cirúrgica após utilização da técnica de tumescência utilizando lidocaína e tramadol em cadelas submetidas à mastectomia. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26853
Data de defesa: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoCicatrizaçãoFerida.pdf575.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.